em

Obras de viadutos e energia geram quase 1,7 mil empregos em Ponta Grossa

Aproximadamente 400 vagas já foram preenchidas através da intermediação da Agência do Trabalhador, que deve abrir pelo menos mais 680 oportunidades para estas obras

Construção dos quatro novos viadutos de Ponta Grossa já foi iniciada (Foto: José Aldinan)

A construção civil é o setor que mais tem gerado vagas de emprego em Ponta Grossa neste ano; de janeiro a julho, pelo menos 2.353 novas vagas já foram criadas pela atividade, segundo a base de dados do Ministério da Economia que calcula o saldo de empregos subtraindo as demissões das admissões. E essa tendência deve continuar no mínimo até dezembro: quatro novos viadutos tiveram sua construção iniciada e também está em execução outra grande obra, que está criando um novo sistema de transmissão de energia na região e outras partes do estado. Juntos, estes projetos estão somando aproximadamente 1.680 mil vagas de emprego.

Os viadutos estão sendo construídos pela CCR Rodonorte devido ao seu acordo de leniência com o Ministério Público Federal (MPF). Ao total são quatro: um que teve suas obras iniciadas há cerca de um mês, na PR 151 (próximo à Frísia) e outros três que começaram nesta terça-feira (1) – um na BR 376 (Distrito Industrial) e dois na BR 373/Avenida Souza Naves, no Km 180 (Bocaina) e no Km 173 (Sabará).

Segundo a concessionária, as quatro frentes de trabalho devem gerar cerca de mil empregos na cidade. Conforme já noticiado pelo DC anteriormente, pelo menos quatrocentos devem ser ofertados pela Agência do Trabalhador – que, conforme atualização feita nesta terça-feira (1), já ofereceu pouco mais de 220. Alguns exemplos dessas vagas são trabalhador na conservação de rodovias, trabalhador de serviços gerais na conservação de vias permanentes e operador de veículos especiais na conservação de vias.

Já o projeto Gralha Azul é gerido pela Engie Brasil, que está aplicando R$ 2 bilhões na construção de um sistema de transmissão de energia no Centro-Sul do Paraná. O investimento foi iniciado no ano passado pela Tabocas, empresa contratada para fazer a montagem das torres, e foi prevista a criação de 3,6 mil empregos em toda a extensão das obras, que somam mil quilômetros em 27 municípios do estado.

Segundo a Agência do Trabalhador, o órgão já abriu em torno de 180 vagas para a construção das torres de transmissão energia e, após reunião com a empresa, confirmou que deve continuar ofertando as oportunidades; a previsão é de que sejam disponibilizadas mais quinhentas vagas. Ainda de acordo com o órgão ambas as frentes de obras estão contratando gradativamente.

Oferta de empregos na Agência do Trabalhador em agosto superou o mês de 2019

De acordo com dados da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa repassados à reportagem do Diário dos Campos, a quantidade de vagas de emprego abertas através do órgão foi 22,4% maior em agosto deste ano quando comparada ao mesmo mês de 2019. Ao mesmo tempo, o total de trabalhadores inscritos caiu pela metade (-50,6%) de um ano a outro. No total do mês passado foram 651 empregos ofertados, maior número mensal registrado desde fevereiro, quando 710 vagas foram disponibilizadas.

Apesar da recuperação percebida mês a mês, no acumulado do ano ainda há uma queda de 22,6% nas vagas oferecidas: de janeiro a agosto de 2019 foram 4.153, contra 3.213 no mesmo período de 2020.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.