Menu
em

O que serão as 200 badaladas de sino que você ouvirá nesta sexta?

Quem passar pelo Centro de Ponta Grossa no final da tarde desta sexta-feira (3) poderá ouvir uma série de badaladas de sino em sequência.

Não há nenhuma atividade especial prevista para hoje na Igreja Luterana Bom Pastor, localizada na Avenida Dr. Francisco Búrzio, 680; mas, por volta das 18h, 200 badaladas consecutivas serão ouvidas ao longo de pouco mais de três minutos.

Esta é a forma que a comunidade luterana local escolheu para observar a data que marca a vinda das primeiras famílias luteranas ao Brasil, em 3 de maio de 1824, na cidade de Nova Friburgo (RJ). Será uma badalada por cada ano desde a chegada.

Algumas igrejas Brasil afora badalarão os sinos ao longo de uma hora inteira; outras, darão apenas 20 badaladas. “Importa mostrar que somos um só corpo em Jesus Cristo”, diz o comunicado da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

História e simbolismo

O primeiro ofício realizado pela então recém-criada comunidade luterana em Nova Friburgo foi o sepultamento do filho do pastor Friederich Sauerbronn, nascido em 17 de novembro de 1823, ainda no navio que fez a travessia entre a Europa e o Brasil.

A mãe da criança morreu logo após o parto. O bebê também não resistiu e veio a falecer seis meses depois. Os sinos não puderam ser tocados para nenhum dos dois; assim, o badalar dos sinos ganhou uma conotação de solidariedade na dor, ao passo em que também convida ao louvor e gratidão.

“Esta é a motivação de hoje: badalar os sinos em favor de quem na morte não foi acolhido por eles; em gratidão pela fé luterana que se constituiu em comunidades por todo o território nacional; e em gratidão porque Deus sustentou as comunidades nestes 200 anos”, explica o comunicado da IECLB.

130 anos da Comunidade Bom Pastor

As comunidades luteranas realizarão diversas atividades alusivas aos 200 anos da presença luterana no Brasil – mas esta não será a única data celebrada pela Igreja Luterana Bom Pastor em Ponta Grossa.

“Nós, da comunidade Bom Pastor, completaremos em agosto 130 anos de presença aqui na nossa cidade. Vamos realizar uma série de eventos observando ambas as datas”, afirma o Pastor da igreja, Diego Ernani Biehl.

Leia também: Congregação Luterana Santa Cruz comemora 70 anos com programação especial

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile