em

Novo aplicativo ‘Vacina PG’ gera filas diante de unidades de saúde

No final da tarde, UBS Antonio Russo já estava limitando atendimentos (Foto: Fábio Matavelli)

A Prefeitura de Ponta Grossa lançou, nesta segunda-feira (19), o aplicativo de smartphone “Vacina PG”. Com a proposta de dar dinamismo aos agendamentos de vacinação contra covid-19 e de criar um cadastro mais fiel do público-alvo, especialmente na faixa etária entre 18 e 35 anos, a nova tecnologia acabou sendo acompanhada por um problema: a formação de filas.

A Unidade Básica de Saúde Antonio Russo, no Bairro Órfãs, foi uma das que viram pessoas se avolumando em sua frente. É que o baixar o aplicativo é fácil, mas, para acessar o sistema, é preciso fornecer o número do Cartão SUS, e que não tem o documento precisa ir até a UBS mais próxima. Além disso, a mesma orientação de procurar a Unidade de referência também vale para as pessoas que não têm acesso a internet, não utilizam smartphone ou que por algum motivo não conseguem baixar o Vacina PG. Caso o aplicativo apresente a mensagem “CNS inválido” a orientação é a mesma, que procure a UBS mais próxima.

Até a última semana, os cadastros ocorriam pelo site da prefeitura, sem nenhuma falha recentemente registrada. Questionada sobre os problemas e a possibilidade de retornar apenas para o uso do site, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que “inicialmente, manterá a utilização do aplicativo, não retornando para agendamento no site para as pessoas entre 18 e 35 anos”.

Acrescentou que, “como o aplicativo fará o chamamento por faixa etária, do mais velho para o mais novo, não há necessidade da população procurar as UBS todas de uma vez. As UBS funcionam das 8h às 12h, das 13h às 17h”, declarou.

Chamamento

As pessoas que estiverem cadastradas na nova ferramenta serão chamadas assim que tiverem doses disponíveis, de acordo com a faixa etária. Esses chamamentos ocorrerão conforme a disponibilidade de doses, sendo neste modelo a data de nascimento o critério de chamamento, do mais velho para o mais novo.

A FMS informou que trabalha com a estimativa que Ponta Grossa conta com aproximadamente 100 mil pessoas nesta faixa etária de 18 a 35 anos, mas o quantitativo do público alvo é apenas uma previsão, pois muitos já receberam a aplicação da vacina em outras categorias. Nesses casos o próprio aplicativo indicará que a pessoa está aguardando a segunda dose.

O aplicativo

O aplicativo já está disponível para IOS e Android. Foi desenvolvido em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Ponta Grossa, através do curso de Ciência da Computação, e também com incentivo financeiro da rede de Supermercados Condor. Todas as pessoas cadastradas receberão uma notificação no aplicativo e um e-mail no endereço cadastrado indicando o dia, local e horário da aplicação da vacina. É necessário comparecer no local da vacinação com documentos pessoais, RG, CPF e carteira de vacinação.

Demais grupos

O público de 36 anos ou mais, público prioritário e os de segunda dose, continuarão agendando sua dose no site oficial da Prefeitura. “Este é um momento de transição de plataforma, onde serão feitos ajustes necessários de acordo com a demanda que for surgindo. Nossa intenção é que o aplicativo se torne referência para todas as vacinas do calendário oficial, porém o foco, neste momento, será a vacinação contra a Covid-19”, comenta a coordenadora do Departamento de Imunização, Stela Godoy. (Com assessorias)

Passo a passo para público de 18 a 35 anos

1. Emitir/consultar número Cartão SUS na UBS mais próxima

2. Baixar o app Vacina PG

3. Realizar o cadastro na plataforma

4. Aguardar notificação para aplicação de 1ª dose

5. Aguardar notificação para aplicação de 2ª dose

6. Comparecer no local indicado com documentos pessoais e carteirinha de vacinação

Passo a passo para demais públicos (36+, grupos prioritários, grupos que aguardam a 2ª dose)

1. Acompanhar as divulgações com chamamento de cada grupo

2. Agendar no site da Prefeitura quando for seu grupo

3. Comparecer no local do agendamento com documentos pessoais e carteirinha de vacinação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.