em

Cinco vereadores de Ponta Grossa não vão se reeleger

Dos 23 vereadores da atual legislatura da Câmara Municipal de Ponta Grossa, apenas 18 têm chance de permanecer no cargo a partir de 1º de janeiro de 2021. Cinco não voltarão ao Legislativo e isso independe do resultado das urnas neste domingo (15).

Dois vereadores, Pietro Arnaud (PSB) e Ricardo Zampiere (Republicanos), são candidatos a vice-prefeito. Um deles até poderá permanecer no poder, mas no Executivo, e não mais no Legislativo Municipal.

Isso vai depender das urnas. Mas em dois turnos e não em apenas um, como se dá para vereador.

Outros três vereadores não se candidataram à reeleição. São eles Sebastião Mainardes Junior (DEM), Eduardo Kalinoski (Solidariedade) e Professora Rose (DEM).

A próxima legislatura terá apenas 19 cadeiras. Assim, serão quatro vagas a menos, o que torna a eleição para o Legislativo Municipal um tanto mais difícil. Estão no páreo 451 pretendentes.

As novas normas legais impedem coligações partidárias para cargos proporcionais. Há, assim, uma grande incógnita quanto à composição da próxima Câmara Municipal de Ponta Grossa: se renovada na maioria ou conservada na essência.

Logo mais saberemos.

1ª Atualização: O número de vereadores com possibilidades de se reeleger foi corrigido. São 18 e não 14 como constava inicialmente. O alerta foi feito pelo leitor Francesco Catanzaro, a quem agradecemos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.