No Dia Internacional da Família, comemorado nesta quarta-feira (15), o vereador Pastor Ezequiel (DC) aproveitou a sessão na Câmara de Ponta Grossa para cobrar o cumprimento da Lei 14.519/2022, que institui o “Dia das Mães” e o “Dias dos Pais”, nas escolas da rede pública municipal. Em sua breve fala, ele disse ser contra a comemoração do “Dia do Amor”, como muitas instituições têm adotado.
Leia mais: PG altera horários de cinco linhas de ônibus; confira as mudanças
Para algumas entidades, dias específicos de festejar mães e pais acabam por não respeitar os diferentes modelos de famílias. A vereadora Josi Kieras (PT), do Mandato Coletivo, destacou que hoje há famílias formadas por dois pais, duas mães, um pai, uma mãe, avó, tia.
Além disso, têm as crianças órfãs de pai e/ou órfãs de mãe e que não se sentem acolhidas pelo ambiente escolar, quando a homenagem fica restrita às figuras tradicionais de “pai” e “mãe”.
Novo PL*
Pastor Ezequiel protocolou, em 30 de abril, mais um projeto de lei a respeito do assunto na Câmara. O PL 155/2024 promove alteração na Lei 13.072/2018, alterando a data de comemoração do “Dia Municipal de Valorização da Família”, do dia 21 de outubro para 15 de maio. O PL ainda vai tramitar pelas comissões e não tem prazo para ser colocado em votação.
*Matéria atualizada às 17h51
Leia também: Vídeo: menino gaúcho emociona ao festejar pai trazendo cesta básica