em

NBPG perde e tem jogo de ‘vida ou morte’ pelo Brasileiro

Foto: Diego Maranhão/Brand/CBB

Emoção é o que define a presença do Novo Basquete Ponta Grossa/Instituto CCR/Gazin/Unisecal (NBPG) nas quartas de final do Campeonato Brasileiro Masculino. Após vencer a primeira partida contra o Botafogo (RJ) por quatro pontos de vantagem, o representante dos Campos Gerais perdeu a segunda, nesta terça-feira (18), por apenas um ponto: 73 a 72. Com isso, os cariocas forçam a realização do terceiro jogo.

O confronto decisivo ocorre nesta quarta-feira (19), na Arena Brusque. A cidade do interior catarinense abriga toda a fase final da competição nacional por causa da pandemia de covid-19. Até o fechamento desta reportagem o horário do duelo não estava definido pela Confederação Brasileira. Havia duas possibilidades: 17h ou 14h.

Como a série entre NBPG e Botafogo está empatada em 1 a 1, quem vencer o terceiro jogo fica com a classificação para o ‘Final Four’. Quem perder está fora. No caso dos ponta-grossenses, a luta é pelo bicampeonato do Brasileirão.

Derrota dolorida

Assim como na primeira partida, o NBPG começou o segundo jogo dos playoffs dominando as ações e o placar contra o Botafogo. No primeiro quarto, os comandados de Milos Alexander venciam por 15 pontos de vantagem: 26 a 11.

Mas os cariocas mais uma vez se ajeitaram ao longo dos períodos seguintes e iniciaram a reação, virando o placar no terceiro período, que terminou em 61 a 59 para o time do Rio de Janeiro.

Apesar da virada sofrida, o NBPG chegou a reverter a situação nos minutos iniciais do último quarto, retomando a liderança no marcador. Parecia que o filme do jogo anterior se repetiria, com os ponta-grossenses vencendo por uma margem pequena.

Só que o Botafogo construiu uma nova virada de placar e liderava por um ponto a poucos segundos do cronômetro zerar.

Bola decisiva

Com o placar já mostrando 73 a 72, o último lance teria posse do NBPG. Era a chance de virar e sair de quadra comemorando a classificação. No entanto, Léo Bispo errou a última bola e o desperdício confirmou a derrota e a necessidade da terceira partida.

“Acho que é normal em um jogo de playoff um time abrir vantagem e o outro buscar. A gente teve cabeça e nos mantivemos frios para voltarmos ao jogo quando isso aconteceu. O Botafogo virou, abriu um pouco e estávamos bem mentalmente para nos mantermos na partida. O jogo tem altos e baixos. Faz parte dos playoffs. Agora é ir firme no terceiro jogo. É tudo ou nada. Vamos dar tudo em quadra”, comentou Léo Bispo, que mesmo com o erro no final foi o cestinha do NBPG com 18 pontos.

O status de maior pontuador do confronto ficou a cargo do experiente Paulinho Boracini, do Botafogo, que fechou a segunda partida da série com 22 pontos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.