em

NBPG leva foco para o Campeonato Paranaense de Basquete

Foto: Diego Maranhão/Brand/Divulgação CBB

A equipe masculina adulta do projeto Novo Basquete Ponta Grossa/Instituto CCR/Gazin/Unisecal (NBPG) retoma as atividades no Ginásio Borell du Vernay nesta semana. Após a eliminação nas quartas de final do Brasileirão, o foco passa a ser o Campeonato Paranaense, que tem início previsto para o segundo semestre. O time busca o pentacampeonato.

Antes da retomada, elenco e comissão técnica avaliaram positivamente a participação no Campeonato Brasileiro 2021. Os ponta-grossenses terminaram na 5ª colocação geral – a melhor entre os paranaenses que disputaram o torneio.

“Tivemos problemas de lesões durante a competição, e precisamos fazer adaptações no grupo e na função de alguns atletas. Mesmo assim, eles deixaram tudo em quadra e lutaram até o último segundo. Foi um elenco que mostrou grande potencial, capacidade de recuperação e união para superar as dificuldades”, enfatiza o técnico Milos Alexander, que havia comandado a equipe também em 2019, quando o NBPG conquistou o título nacional.

Outro remanescente daquela temporada é o armador Wilsinho. Ele mais uma vez foi um dos protagonistas da campanha ponta-grossense no Brasileirão. “A série contra o Botafogo foi extremamente equilibrada, decidida nos detalhes. Infelizmente não conseguimos a segunda vitória. Mas quero reforçar que estamos motivados para seguir levando este projeto cada vez mais longe”, comenta.

Números

Mesmo com a eliminação antes das semifinais, o NBPG apresentou números expressivos tanto na parte coletiva quanto individual do Brasileiro. A equipe terminou a competição com nove vitórias e quatro derrotas, além de ser o time com maior média de rebotes apanhados (39,5 rebotes por jogo).

O elenco conseguiu a quarta melhor média de pontos (75,7 marcados por jogo). Na ‘nova era’ do Campeonato Brasileiro, considerando as temporadas 2019 e 2021, o time de Ponta Grossa é o que tem maior número de vitórias (18) e pontos marcados (2.240).

O armador Wilsinho ostenta o título de maior cestinha do ‘novo’ Brasileirão. São 491 pontos marcados, sendo 201 deles na edição 2021.

Neste ano, quatro jogadores do NBPG estiveram no top 10 dos principais fundamentos do torneio: além do camisa 4, Nathal (média de 4,6 assistências e 1,8 roubo de bola por jogo), Dida (média 2,7 rebotes ofensivos por jogo) e Carlos Júnior (média de 1 toco por jogo) figuram entre os destaques individuais do torneio.

Título permanece no Sul

A taça do Campeonato Brasileiro de Basquete Masculino segue na região Sul do país. Depois do NBPG/Instituto CCR ter levado o ‘caneco’ em 2019, o troféu da edição 2021 ficou com o União Corinthians, do Rio Grande do Sul. Os gaúchos bateram o Flamengo/Blumenau (SC) na decisão por 80 a 68.

Quem completou o pódio foi o Osasco (SP), que venceu o algoz do NBPG, Botafogo (RJ), na disputa pelo bronze. Os paulistas derrotaram os cariocas por 77 a 72 no embate na cidade de Brusque.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.