23 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Municípios pedem mais prazo para execução de recursos da Lei Aldir Blanc


Por Patrícia Lucini/Com CNM Publicado 26/11/2020 às 09h18 Atualizado 21/02/2026 às 18h13
Ouvir: 00:00

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) enviou ofício ao secretário Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Mário Frias, pedindo a ampliação do prazo de execução dos recursos da Lei Aldir Blanc. Isso porque, segundo as regras estabelecidas pela Lei 14.017/2020 e o Decreto 10.464/2020, os gestores municipais têm até o dia 31 de dezembro para finalizarem a execução dos recursos. O documento reforça que os Municípios vêm manifestando dificuldades para concluir a execução orçamentária e financeira – ou seja, o cumprimento dos três estágios da despesa: empenho, liquidação e pagamento – até o prazo determinado.

O diretor do Departamento de Cultura de Ponta Grossa, Eduardo Godoy, ressalta que a prorrogação do prazo é fundamental, especialmente para facilitar a prestação de contas do Município. Ao Estado do Paraná cabe a distribuição dos recursos dos programas de renda emergencial e fomento, e aos municípios os subsídios para os espaços culturais e, também, fomento.

Ponta Grossa recebeu, via governo federal, R$ 2,2 milhões para execução da lei. “Abrimos três editais de fomento e um para subsídio. A nossa expectativa é que até o dia 20 de dezembro a gente consiga fazer todos os pagamentos de quem se inscreveu e passou no edital. O grande problema é que será a prestação de contas, por isso seria fundamental a prorrogação do prazo. Ainda mais levando em conta que este será um processo bem criterioso: além de publicação no Diário Oficial, a prestação de contas também deve ser apresentada ao Ministério do Turismo, sendo submetida ao Tribunal de Contas da União; será um processo bem criterioso e burocrático”, aponta. A Lei Aldir Blanc limitou a liberação dos recursos ao ano de 2020. Já a prestação de contas foi fixada por decreto em 120 dias após o fim do estado de calamidade pública, em 31 de dezembro.

Segundo Godoy, na próxima semana o Município já começa a divulgar os projetos selecionados e a pagar os prêmios. “Mas ainda tem município que está em fase de edital, especialmente cidades menores, com menos estrutura”, aponta, ressaltando que a aplicação da lei nos município também atrasou. “O processo entre a aprovação no Congresso até que os Municípios efetivamente recebessem os recursos – passando pela sanção e a inscrição dos Municípios na plataforma Mais Brasil – foi muito demorado e burocrático”.

O pagamento dos prêmios será feito em etapas. Primeiro receberão os mestres populares, depois os grupos, coletivos e projetos culturais; subsídios às empresas; e produções artísticas e culturais.

Projeto

Tramita na Câmara Federal projeto de lei que prorroga os prazos da Lei Aldir Blanc. O PL 4952/20, de autoria do deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), permite que os recursos para cultura destinados pela lei aos aos estados, municípios e Distrito Federal possam ser executados ao longo de 2021 e a prestação de contas seja feita em 2022. O autor do projeto ressalta que a proposta não altera o prazo de empenho dos recursos, que é este ano, mas apenas o de pagamento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.