em

Eleições para Conselho Tutelar de Ponta Grossa estão na mira do MP

O Ministério Público do Paraná, por meio da 15ª Promotoria de Justiça de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, vai acompanhar sindicância que será realizada pela Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para verificar notícias de irregularidades na conduta de alguns candidatos a conselheiro tutelar na cidade. As eleições foram realizadas no domingo (6).

O MPPR promoveu nesta quinta-feira (10), uma reunião com representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Comissão Eleitoral do CMDCA, que atuou durante o processo eleitoral. Esses órgãos ficaram responsáveis por apurar se de fato algum candidato cometeu algum desvio. Serão verificados casos de boca de urna, compra de votos e transporte ilegal de eleitores, entre outros.

A conclusão da sindicância será apresentada à Promotoria, que deve entrar com pedido de impugnação das candidaturas se confirmadas ilegalidades. Não foi imposto um prazo fixo, mas o Ministério Público espera que o processo esteja concluído até meados de novembro.

 

Eleições canceladas

Em Ponta Grossa, a despeito desses problemas, o MPPR concluiu que as irregularidades apontadas se referem a atuação dos candidatos individualmente, não comprometendo o processo eleitoral como um todo. Até então, foram cancelados/anulados no Paraná os pleitos em cinco cidades por conta de irregularidades maiores. Nessas situações serão realizadas novas eleições.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.