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Motos vão ter área de espera na Vicente Machado e Balduíno Taques

Foto: Fábio Matavelli/Arquivo DC

A Autarquia de Trânsito e Transporte (AMTT) desenhou as cinco primeiras ‘áreas de espera’ específicas para motocicletas e bicicletas em semáforos de Ponta Grossa. A Avenida Ernesto Vilela, que liga Nova Rússia e Centro, é a primeira a receber as faixas. A instalação vai aparecer também nas principais vias do Centro: a Avenida Vicente Machado e a Rua Balduíno Taques.

A pintura será feita em todos os cruzamentos com semáforos nas duas vias. No entanto, não há prazo estipulado para execução em decorrência do mau tempo das últimas horas e também dos serviços emergenciais realizados pela AMTT.

O objetivo das áreas de espera junto aos cruzamentos com semáforos é melhorar a segurança de quem guia veículos menores, evitando que permaneçam parados entre carros e caminhões. De modo geral o sistema fica posicionado em esquinas de grande volume de trânsito. Outra intenção é dar maior visibilidade às motos junto ao espaço de travessia dos pedestres.

Grandes capitais brasileiras possuem o sistema que surgiu no trânsito europeu. São casos de São Paulo, Fortaleza e Brasília. No Paraná, há áreas de retenção em Curitiba e Francisco Beltrão.

Em Ponta Grossa, a novidade vai se expandir gradativamente com observação dos engenheiros de trânsito da AMTT. Na Avenida Ernesto Vilela, a sinalização está concluída. São cinco cruzamentos que receberam a área. Os espaços estão pintados em branco e ficam entre a faixa de pedestres e o espaço destinado a carros e caminhões.

Em São Paulo, pouco depois da instalação, usuários sugeriram à Companhia de Engenharia de Tráfego que o espaço tivesse coloração diferenciada e que as bicicletas não permanecessem na mesma linha de arranque das motos.

Código de Trânsito

O presidente Jair Bolsonaro sancionou em outubro do ano passado mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre as adequações, o texto prevê adoção de áreas de espera para motocicletas junto aos semáforos, sendo delimitadas por duas linhas de retenção.

Corredores de motos

Para chegar à área de retenção, o motociclista pode passar normalmente entre os demais veículos que estão parados aguardando o sinal verde. Na atualização do CTB, o presidente derrubou trecho do texto aprovado no Congresso envolvendo os corredores de moto. Eles poderiam trafegar entre veículos apenas quando o trânsito estivesse parado ou lento. Bolsonaro disse que o “motociclista cuida da vida dele”.

“Estava no projeto e nós vetamos. Continua valendo, numa velocidade maior, o motociclista seguir destino”, pontuou o presidente em uma live. Na visão de Bolsonaro, “o gordinho” precisa “receber a pizza quente em casa” e o limite de velocidade nas ultrapassagens limitaria isso.

Projeto de lei definiu instalação em Ponta Grossa

Ponta Grossa aderiu ao sistema de área de espera depois que o projeto de lei 270/20, de autoria do vereador Felipe Passos (PSDB), foi aprovado em duas discussões. A segunda votação aconteceu no dia 23 de junho. Segundo o PL, considera-se ‘bolsão de proteção’ o espaço livre demarcado antes da faixa de retenção, exclusivo para que ciclistas e motociclistas se posicionem à frente dos demais veículos, enquanto aguardam a liberação do semáforo para transitar.

Na discussão do projeto, o vereador Celso Cieslak (PRTB), ex-presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, elogiou a iniciativa. Ele explicou na época que a implantação das áreas de espera, especialmente em ruas de grande movimento, estava em estudo na Autarquia.

“Em grandes centros, como Curitiba, já há estes tipos de faixas implantadas. Acredito que em Ponta Grossa, nos principais semáforos, e em ruas mais largas, também será possível a implantação”, disse.

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