em

Moradores decidem pavimentar a própria rua em bairro de PG

Edson Pereira diz que a intenção de todos é tornar a via melhor para se viver CRÉDITO: Fábio Matavelli

Moradores da Rua Cascavel, no Bairro Chapada, em Ponta Grossa, cansaram de esperar. Segundo eles, já fazem duas décadas que o trecho em que moram não recebe obras públicas. Os proprietários de imóveis se reuniram e começaram, eles mesmos, a pavimentar a rua. Na última semana, colocaram uma primeira caçamba de pedriscos, e agora estão programando a chegada de mais uma.


Edson Ademir Pereira vive no endereço há 24 anos e diz ter visto a rua ser gradativamente engolida. Segundo ele, no início a via tinha continuidade. A falta de manutenção fez a vegetação avançar, isolando as residências. “Eu estou até pensando em colocar uma placa de ‘rua sem saída’, porque muito carro entra aqui e tem que fazer a volta”, diz Edson.


De acordo com Pereira, no passado muitos imóveis que estavam irregulares na rua, devido à proximidade com arroio, foram retirados, e as famílias realocadas. Mas, então, foi o mato que avançou, quase chegando às casas restantes. Agora, os moradores chegaram a comprar e instalar meio-fio, fazer galerias pluviais e têm o objetivo de asfaltar o trecho.

Asfalto e roçada
Consultada pela reportagem do Diário dos Campos, a prefeitura informou que enviará técnicos da Companhia Ponta-grossense de Serviços (CPS) ao local para a verificação da situação, quais medidas podem ser implementadas e a orientação dos moradores sobre como proceder.


Ainda sobre o caso, a recomendação, no caso de os moradores optarem pela pavimentação com uso de recursos próprios é que busquem iniciativas como o Programa Asfalto Cidadão da CPS ou realizem a contratação de empresas cadastradas junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento. 


Com relação ao serviço de roçada, o departamento responsável da Secretaria de Meio Ambiente incluiu o trabalho no cronograma e o trabalho deve ser executado nos próximos dias.

156
Os moradores dizem ter solicitado melhorias à prefeitura, por diversas vezes, sem sucesso. Mas eles não registraram protocolo, o que pode fazer pelo Prefeitura 156, por telefone ou pelo site da prefeitura. “Reforçamos o pedido à população para que as solicitações sejam registradas no sistema da prefeitura. Dessa forma, as manutenções e demais prestações de serviços podem ser planejadas e organizadas pela secretaria responsável. Quando o registro é feito no sistema, a demanda é encaminhada ao responsável e incluída no cronograma de trabalho”, orienta o município.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.