em

Região de Itaiacoca aguarda ponte há 12 anos

Falta da ponte faz com que moradores atravessem o rio a pé Foto: Divulgação

A espera de moradores pela reconstrução de uma ponte sobre o Rio Guarituba, no Distrito de Itaiacoca, em Ponta Grossa, já se estende por mais de uma década. Há 12 anos, a ponte foi levada por uma chuva forte, eliminando a única ligação entre as localidades de Barra Grande e Serras. Desde então, os moradores enfrentam dificuldades na travessia.

De acordo com a moradora Elizabeth Netto Costa Alves, a comunidade já tentou, por conta própria, construir uma ligação improvisada enquanto aguardava um posicionamento da prefeitura. “A partir de uma ‘vaquinha’ os moradores, incluindo meus familiares, compraram materiais e construíram outra ponte por onde só atravessam pedestres”, diz.

Ainda nos últimos anos, um pré-projeto foi elaborado pela prefeitura. Os moradores se mobilizaram novamente na compra de manilhas e outros materiais para a reconstrução. Mas a obra foi indeferida também pela prefeitura.

“O projeto foi indeferido porque disseram que a ponte não era viável, pois alegaram que as chácaras para o lado do rio seriam somente para lazer. Isso é mentira, porque tem pessoas que moram lá e precisam da ponte. Desde então, as manilhas que foram compradas estão lá jogadas, sem utilização”, destaca a moradora. 

Elizabeth reforça que, além das crianças, outros moradores idosos ficam impossibilitados de atravessar. “Quando o rio está baixo, ainda quem tem veículo 4×4 consegue atravessar. Mas e as pessoas que não possuem carros assim? Ambulâncias e vans escolares nem chegam a passar, por conta das valetas enormes que se formaram. Muitas crianças estão deixando de frequentar as aulas e os moradores já estão incrédulos com a situação que não se resolve”, lembra.

Prefeitura

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa, questionando se há previsão de obras para o local e reconstrução da ponte. Como resposta, o Município informou que só irá se manifestar após o retorno do secretário municipal de Meio Ambiente, André Pitela, que está em período de férias até o final do mês.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.