Menu
em

Mesmo com vacinação, medidas preventivas seguirão em vigor

Média móvel de casos de Covid-19 cresce no estado e na região. Governo amplia medidas de prevenção contra a doença. Foto: Arquivo DC

* Por Felipe Liedmann

O início da vacinação contra a covid-19 não significa o fim da pandemia. O distanciamento social, o uso de máscara e álcool em gel vão prevalecer por mais tempo. A constatação parte de especialistas em saúde e foi reforçada nesta sexta-feira (15) pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde, Rodrigo Manjabosco, em entrevista ao dcmais.

Muitas dúvidas ainda permeiam cientistas sobre a doença que já vitimou mais de 200 mil brasileiros. Novas cepas estão aparecendo e não se sabe se as vacinas produzidas recentemente terão efetividade quanto a elas. Diante das incertezas, as medidas preventivas vão prevalecer.

“A vacina não vai exterminar a pandemia. Ela é uma ferramenta para lidar com o coronavírus. Ainda assim teremos que manter cuidados. Teremos que manter máscara, álcool em gel e distanciamento até o final de 2021. Não teremos como evitar de manter algumas prevenções pelo menos até o final deste ano”, expõe Manjabosco.

Ao falar sobre a campanha de vacinação contra a covid-19, o presidente da FMS comenta que não se sabe se a imunização será anual, como ocorre com o H1N1.

“Ainda se estuda se isso será parte de uma campanha de todos os anos. Não se consegue saber ainda se a cepa se mantém e se a vacina reconheceria o vírus daqui um ano. Talvez sim, mas precisa ser melhor estudado pelos cientistas”, destaca.

Em relação à CoronaVac, que deve ser a primeira vacina aplicada em Ponta Grossa, Manjabosco informa que a segunda dose precisa ser tomada 21 dias depois da primeira para ter efetividade. Nesta semana, o comandante da FMS já havia comentado que a eficácia de 50,4% é positiva para imunização.

Leia também:

PG vai decretar lei seca e toque de recolher; saiba como funcionará

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile