em

Coronavac: 50% de eficácia é um bom resultado, diz Fundação de Saúde

(Arquivo/DC)

O presidente da FMS de Ponta Grossa, Dr. Rodrigo Manjabosco, diz que o índice geral de 50,4% de eficácia da vacina Coronavac – informado nessa semana – é um resultado bom. Embora a média pareça baixa aos olhos do público leigo, ele afirma que sua aplicação servirá para reduzir contágios, internamentos e mortes.

“Nas formas brandas da doença, esse índice significa que, se todos os ponta-grossenses fossem vacinados, metade não estaria mais passando o vírus para outras pessoas. Portanto, a vacina diminui a velocidade de contágio entre pacientes assintomáticos ou com sintomas leves”, explica

Na forma moderada da doença (febre, dor de garganta), segundo ele, a efetividade é de 78%. Isso reflete diretamente nos serviços básicos e intermediários de saúde, e evitam uma sobrecarga no sistema.

Na forma grave da doença (internamentos), a vacina mostrou 100% de efetividade, o que significa eliminar os falecimentos em decorrência da covid-19. “Mas é um estudo de três meses de testagem, e precisamos de mais tempo para detectar o resultado prático. O que sabemos é  que hoje temos 14,7 mil contaminados, e temos todo o restante da população para ser contaminada. A vacina é uma arma potente, mas não extingue a doença. As pessoas precisarão continuar usando máscara até que seja detectada imunidade de rebanho”, afirma.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.