em

Medidas de segurança devem ser tomadas para evitar assaltos

O Natal se aproxima e o movimento no comércio fica ainda mais intenso com a compra de presentes. Os horários de atendimento diferenciados nas lojas, aliado à grande circulação de pessoas, facilita ainda mais a prática dos crimes de furtos e roubos. Além dos empresários, os cuidados se estendem ainda para a população em geral que optam por fazer as compras dos presentes no período da noite.

De acordo com a Polícia Militar (PM), medidas de segurança devem ser tomadas, principalmente, nos horários de fechamento dos caixas. Ações preventivas ajudam a preservar a segurança dos clientes e funcionários. "Uma das orientações mais importantes, no sentido de minimizar o risco destes crimes, é a utilização de cartões de crédito ao invés de notas de dinheiro. O dinheiro em espécie é muito visado, por isso, a importância de circular cada vez menos com ele", orienta o capitão Leandro Azevedo Thereza, comandante da 1ª Cia da Polícia Militar.

Clientes que também utilizam agências bancárias para fazer operações devem tomar cuidado ao digitar senhas nos caixas eletrônicos próximo a outras pessoas. "Muitos golpistas fingem que estão no celular e acabam filmando as senhas bancárias dos clientes", diz.

Consumidores também devem evitar carregar grande quantidade de sacolas de compras. "As pessoas podem comprar em menos quantidade ou guardar parte de suas compras para evitar chamar a atenção".

Lojistas

A orientação de segurança também se estende aos comerciantes que optem por fazer o deslocamento do dinheiro aos bancos por conta própria. "É importante que não se faça o depósito de uma vez só para que não seja um grande montante de dinheiro. É fundamental que isso seja feito aos poucos".

O capitão também aconselha que grande quantia em dinheiro não fique exposta nos caixas das lojas. "O grande acúmulo de dinheiro nas gavetas chama a atenção. Orientamos para que haja giros desse dinheiro", destaca o policial.

Golpes

Golpes também são muito comuns nesta época do ano, principalmente, o do chamado conto do paco e do bilhete premiado. "Os golpistas acabam abordando as vítimas e fazem com que elas realizem transações bancárias. As pessoas acabam sendo movidas pela ganância e acreditam que irão ganhar muito dinheiro. Infelizmente muitos acabam caindo", aponta o Azevedo.

Operação Natal

Lançada no final de novembro, a operação Natal 2018 está focada nas zonas comerciais e nos horários de atendimento das lojas nos dias que antecedem o Natal.

Para incremento ainda mais da segurança nesta época, o 1° Batalhão da PM designou os policiais dos setores administrativos e outros em escala de férias para integrarem o trabalho nas ruas. Com isso, Pelotão de Choque, Pelotão de Trânsito, Cavalaria, Viaturas e Motos, além do patrulhamento feito a pé, em duplas, terá um importante incremento, especialmente de hoje até o dia 24.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.