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Matrículas para a rede estadual começam na segunda

As matrículas para o ano de 2020 para a rede estadual de ensino estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (21) e seguem até o dia 1° de novembro. Em Ponta Grossa, segundo o Núcleo Regional de Educação, mais de 36 mil alunos deverão ser matriculados e rematriculados nas 49 escolas estaduais da cidade. Já nos 11 municípios da região, atendidos pelo Núcleo, são 63,8 mil estudantes em 113 escolas.

Neste ano, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação e Esporte (Seed), para os alunos de continuidade e também aos jovens que ingressarão no sexto ano do ensino fundamental ou na primeira série do ensino médio, a Seed vai disponibilizar ferramenta online para a confirmação ou escolha da vaga.

A funcionalidade será incorporada a Área do Aluno, plataforma da Seed onde os responsáveis já podem consultar o boletim escolar e solicitar o histórico do estudante. Por se tratar de um site responsivo, pode ser acessado também pelo celular. É importante ressaltar que a realização da matrícula de forma online é opcional.

O secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, explica que a matrícula online foi pensada de forma a facilitar a vida dos pais e responsáveis pelos alunos da rede estadual do Paraná. Além disso, a ferramenta reflete um dos objetivos da atual gestão da pasta, de inserir a tecnologia cada vez mais no cotidiano do estudante paranaense.

"É uma opção a mais que os pais e responsáveis têm para fazer a matrícula dos estudantes de uma forma mais rápida, sem necessidade de ir até a escola. Além disso, permite que se indique até três escolas como opções viáveis para a matrícula", explica Feder.

Passo a passo

Para os jovens já matriculados nas escolas estaduais e que apenas desejam dar continuidade aos estudos na rede pública, o responsável deverá acessar a ferramenta e confirmar a vaga na instituição de ensino em que o estudante já está matriculado. Se os pais ou responsável desejar tentar uma vaga em outra instituição de ensino, pode indicar até três escolas e aguardar o resultado da solicitação, que será divulgado no início de dezembro.

Já para realizar a matrícula online dos estudantes ingressantes, os pais ou responsável devem acessar o sistema e confirmar a matrícula na instituição de ensino sugerida pela Seed conforme georreferenciamento. A partir do dia 1° de dezembro estará disponível no sistema o resultado do atendimento da escolha da escola de preferência.

Etapa presencial

A última etapa é presencial e consiste na entrega dos documentos necessários para efetivar a matrícula. Ela ocorre em janeiro, de acordo com o calendário estipulado por cada escola.

Os documentos são: certidão de nascimento, certidão de casamento ou RG; comprovante de residência e fatura da concessionária de energia atualizada; histórico escolar ou declaração de escolaridade da escola de origem ou declaração de escolaridade emitida pelo Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere); declaração de vacinação.

 

Matrículas online seguem até o dia 1° de novembro. (Foto: Arquivo DC)

 

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