em

Maternidade do HU começará a ser construída neste mês

O Hospital Universitário dos Campos Gerais (HURCG) dará início, nas próximas semanas, às obras da nova maternidade. A construção do prédio, no valor de aproximadamente R$ 3,40 milhões, provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Aliel Machado (Rede), terá dois pavimentos em concreto armado, contendo 20 leitos e 10 quartos, sala para atendimento de emergência e consultórios obstétricos.

Além do prédio principal, está prevista uma ampliação de 481 metros quadrados de área para estacionamento. Toda a calçada de acesso ao HU será refeita para eliminar irregularidades, incluir novas rampas no meio fio e colocação de piso podotátil, para acessibilidade. A previsão da conclusão do prédio é de 12 a 15 meses, a contar a partir da data do início das obras.

De acordo com o deputado Aliel, a ordem de serviço será assinada, junto à construtora ganhadora da licitação, durante uma solenidade que deverá ocorrer na última semana de janeiro, na sede do HU, e que contará com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros e demais autoridades.

"Este será um dia histórico para Ponta Grossa e região. E o interesse do ministro em participar do início das obras só reforça a importância que a maternidade terá para os Campos Gerais. Nosso mandato tem trabalhado por todos os municípios, mas esta será a nossa maior conquista como parlamentar através de uma emenda impositiva. Fico muito feliz em contribuir com algo tão especial, que é a maternidade", disse Aliel.

Licitação

Ao todo, 19 empresas participaram do processo de licitação para a construção da maternidade. Destas, seis foram desclassificadas por problemas na documentação. A vencedora apresentou uma proposta com um valor 18,35% menor que o valor máximo de R$ 4 milhões, valor total da emenda.

Segundo o deputado Aliel, com o valor que sobrar da construção do prédio, será solicitado junto ao Ministério da Saúde a compra de materiais e demais equipamentos para contemplar a nova maternidade.

Relembre

Desde o fechamento do Hospital Evangélico, em junho de 2016, o Hospital Universitário adaptou um espaço com 41 leitos para atender mães e bebês recém-nascidos da região.

Com o novo prédio, o HU terá capacidade para melhor atender aos pacientes com a oferta de mais 20 leitos totalizando, dessa forma, mais de 60 leitos na casa hospitalar.

"Após a construção da maternidade, a intenção será, inclusive, ofertar mais leitos de ginecologia e expandir os atendimentos, cada vez mais, para outras áreas dentro do hospital", comenta o diretor do hospital, Everson Augusto Krum.

HU adaptou um espaço com 41 leitos, desde 2016, até a construção do prédio da maternidade. (Foto: Arquivo DC)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.