em

Obras da maternidade do HU vão completar dois anos

As obras da nova maternidade do Hospital Universitário dos Campos Gerais (HURCG) já caminham para o segundo ano. A construção do prédio, localizado ao lado do hospital, começou em fevereiro de 2018 com previsão de término em 12 meses. Desde então, novos prazos foram estipulados para a conclusão em decorrência, principalmente, da suspensão da obra, em junho do ano passado, e que durou por cinco meses.

Na época, a paralisação das obras se deu para que o projeto fosse reorganizado. A construção foi então retomada em novembro do ano passado. O diretor do HURCG e vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Everson Krum, informou que foi preciso solicitar alterações para que o projeto pudesse se adequar a uma nova legislação ambiental, principalmente, com relação à captação de água da chuva. A obra, portanto, foi prorrogada para outubro deste ano.

Mas, neste mês, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) informou que as obras deverão ser concluídas somente em abril de 2020. A decisão ocorreu após a indicação de uma verba de R$ 2 milhões, pela deputada estadual Mabel Canto (PSC), junto ao governo do Estado, para que sejam destinadas à construção da maternidade.

Ainda neste mês, o Ministério da Saúde efetuou mais uma parte do pagamento para a obra, a partir da indicação de uma emenda parlamentar individual, de R$ 4 milhões, do deputado federal Aliel Machado (PSB). O pagamento desta verba do governo federal é feito por etapa concluída.

"A previsão da entrega ficou para abril de 2020 devido a esses aprimoramentos e novas destinações de verbas", informou a assessoria da universidade.

Além da edificação principal, a obra prevê uma ampliação de 481 metros quadrados de área. (Foto: José Aldinan)

 

Obra

A maternidade terá dois pavimentos em concreto armado, área de cerca de 1,3 mil metros quadrados, 20 leitos em 10 quartos, sala para atendimento de emergência e consultórios obstétricos. Além disso, o HU continua a atender às gestantes nos leitos já existentes, centro obstétrico e pronto atendimento especializado integrado ao programa Rede Mãe Paranaense.

Além da edificação principal, está prevista uma ampliação de 481 metros quadrados de área para estacionamento. Toda a calçada de acesso ao HU será refeita para eliminar irregularidades, além da inclusão de novas rampas no meio fio e colocação de piso podotátil, para acessibilidade.

Maternidade

A maternidade do Hospital Universitário está em funcionamento desde julho de 2016, com 41 leitos, a partir da interrupção do atendimento materno-infantil até então disponibilizado pelo Hospital Evangélico. Desde o início das atividades, foram cerca de 7,5 mil nascimentos e, atualmente, são realizados aproximadamente oito partos por dia.

O HU possui a única maternidade da região que atende risco habitual e risco intermediário, obedecendo à classificação do programa Rede Mãe Paranaense. Além do Centro Obstétrico e da Maternidade, o hospital conta ainda com um berçário para acolher as crianças que não possam ficar junto às mães nos quartos por indicação clínica, e 12 leitos de UTI Neonatal e Pediátrica, para as crianças que necessitam de tratamento intensivo.

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.