As luzes e a magia do Natal vão começar a circular pelos trilhos do Paraná e Santa Catarina. A Rumo, maior concessionária de ferrovias do país, em parceria com o Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), vão realizar no estado a passagem do Trem de Natal de 6 a 23 de dezembro.
Leia também: Paraná registra queda de 10% no número de homicídios
A Maria Fumaça modelo Mallet 204 foi fabricada em 1950 e é a única em circulação na América do Sul. O veículo foi iluminado com 800 metros corrido de mangueiras de luzes de led e vai percorrer 21 municípios. O trajeto começará no dia 6/12 na cidade de Lapa, finalizando em 23/12 no município de Rio Negrinho (PR).
Em Ponta Grossa, o trem passa na sexta-feira (8), nas estações Periquitos e Uvaranas. Em periquitos, a previsão é que a locomotiva chegue por volta de 19h com a circulação da Maria Fumaça com a Trupe do Papai Noel. Em Uvaranas, o trem deve aparecer por volta das 20h. Haverá apresentação da Banda Lyra dos Campos com início às 19h30 e a partir das 20h00 horas, chegada da Maria Fumaça.
Em todas as paradas da locomotiva histórica haverá a presença do Papai Noel e duendes. E sempre antes da chegada do trem a população poderá conferir gratuitamente as apresentações de orquestras ou grupos locais.
“O programa Rumo ao Natal tem como objetivo mostrar a importância da data para todas as famílias paranaenses. A passagem da locomotiva é aguardada anualmente por diversos moradores dos municípios da Malha Sul. Sempre recebemos mensagens da população em nossas redes sociais perguntando quando o trem iluminado começará sua viagem. A concessionária se sente honrada em poder proporcionar à população momentos inesquecíveis de lazer, alegria e cultura”, afirma Rodrigo Machado Thomaz, gestor de Sustentabilidade da Rumo.