em

Mansão Villa Hilda recebe contação de histórias para arrepiar gente grande

Uma mansão com fama de mal-assombrada e a penumbra da noite formarão o cenário de uma ação inédita no Festival Nacional de Contadores de Histórias, promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa. Nas noites de 08 e 09 de maio, às 22h30, a Mansão Villa Hilda irá abrir as portas para o público conhecer narrativas populares com os ‘Causos de arrepiar gente grande’. A entrada é gratuita e as histórias ficarão por conta de Josiane Geroldi (Chapecó/SC) e contadores convidados.

“Seguimos com a proposta que trazer a população para conhecer de perto a Mansão Villa Hilda a partir de atividades culturais, como teatro, contação de histórias, música e cinema. Vamos seguir com ações assim o ano inteiro, para valorizar este patrimônio de Ponta Grossa, aproveitando as belezas e mistérios do imóvel e do seu jardim para oferecer novas experiências artísticas e sensoriais aos ponta-grossenses”, afirma o diretor do Departamento de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Eduardo Godoy.

Josiane Geroldi é contadora de histórias, atriz e educadora, com pesquisas pautadas nos contos populares brasileiros e compilação de narrativas orais nas comunidades caboclas de Santa Catarina. Entre os projetos montados estão os espetáculos de narração cênica ‘Esticando as Canelas – Contos para enganar a morte’, ‘Tem Coroa, mas não é rei – Contos de Adivinhação’, ‘Nem Te Conto – Narrativas de demônio logrado’ e ‘Foi Coisa de Saci’. Em 2014 estreou ‘Visagem’, espetáculo de pesquisa com as narrativas compiladas através de entrevistas na sua comunidade. Pela Cia Conta Causos, que ela fundou em 2010, tem se apresentado em festivais, maratonas de contos, feiras de livros, projetos e programações de cultura em diversos estados brasileiros.

Histórias por toda a cidade

O Festival Nacional de Contadores de Histórias acontece de 07 a 10 de maio com mais de 40 ações espalhadas por toda a cidade. Participarão contadores de histórias de Roraima, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná, além do Distrito Federal. O evento terá oficinas, atividades didáticas e uma grande maratona de contos, que irá percorrer toda a cidade, levando contação de histórias a escolas, instituições socioeducativas, asilos, bibliotecas e teatros. Realizado pela Fundação Municipal de Cultura, o festival conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, CECI – Centro de Estudos Cênicos Integrado e Fecomércio SESC/PR – unidade Ponta Grossa, além do apoio da UniSecal.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.