em

Mais de 45 mil pessoas devem ser imunizadas na 3ª fase da campanha

Mais de 45 mil pessoas deverão ser imunizadas em Ponta Grossa durante a 3ª fase da campanha de vacinação contra a gripe H1N1. Esta é a última fase da campanha que começou na segunda-feira (11) e será dividida em duas etapas, sendo a primeira para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência , gestantes e puérperas até 45 dias até 17 de maio. Já a segunda etapa inclui adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas de 18 de maio a 5 de junho.

As vacinas estão sendo aplicadas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Nesta terceira fase além dos novos grupos prioritários a Fundação Municipal de Saúde (FMS) também manterá a vacinação do público-alvo das fases anteriores que não puderam comparecer.

Segundo a FMS, as crianças que completaram 4 anos e não receberam a dose da febre amarela, porque havia saído do calendário, irão receber juntamente com a vacina da influenza. “Nesta terceira fase, mais de 45 mil pessoas devem ser imunizadas, sendo o maior público previsto entre as crianças e os adultos entre 55 e 59 anos. Neste primeiro momento estamos trabalhando com o quantitativo de 15 mil doses repassadas pela 3ª Regional de Saúde”, explica a enfermeira Daniele Fabian.

Salas de vacina

A vacinação está sendo realizada nas 20 salas de vacina do Município e também na modalidade drive-thru com ações específicas nos dias 14, 15, 18 e 19 de maio, das 9 às 15h30, o local ainda será divulgado pela Prefeitura.

Além das salas fixas de vacina, a população poderá contar com vacinação itinerante nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que não contam com salas de vacina, porém a imunização das crianças deve ser realizada, exclusivamente, nas UBS com sala de vacina. Para ser imunizada, a população deve estar com a sua carteira de vacina, documento pessoal, cartão SUS e usando máscara.

Imunizados

A campanha contra influenza iniciou no dia 23 de março, e até o final da última semana haviam sido aplicadas mais de 58.500 mil doses, alcançando 34.800 idosos, 8.300 trabalhadores de saúde, 2050 profissionais das forças de segurança e salvamento, 8.200 doentes crônicos, 2.100 caminhoneiros e 850 trabalhadores do transporte coletivo. (L.S.)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.