Menu
em

Mais de 20% da população de PG sofre de hipertensão

O município de Ponta Grossa concentra grande número de moradores que possuem algum tipo de doença crônica. A hipertensão e a diabetes estão entre as patologias que mais acometem a população. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que 20,5% dos moradores têm hipertensão, enquanto que 7,4% sofrem de diabetes.

O número, de acordo com Robson Xavier, secretário adjunto da Secretaria de Saúde, está dentro da média nacional, mas é motivo de preocupação para o Sistema Único de Saúde (SUS). "Estas doenças trazem a necessidade de uma alta carga de investimento, principalmente, quando chegam no estágio grave.

Pensando nisso, o Município capacitou, entre os meses de fevereiro e março, 240 profissionais de saúde, entre médicos; enfermeiros e agentes comunitários de saúde que serão responsáveis por realizar um planejamento de ações voltadas para a população que sofre destas doenças. "Trata-se de uma agenda de estratificação de risco para os portadores das condições crônicas, priorizando a diabetes e hipertensão", explica.  

Segundo Xavier, as equipes que passaram pela capacitação estão identificando os fatores de riscos dos hipertensos e diabéticos na cidade para dimensionar melhor o número de consultas e a quantidade de atendimentos que deverão ser realizados nas unidades de saúde. Além disso, o mapeamento ajudará a elencar os tipos de consultas com especialistas nos postos de saúde.

"Através deste processo nós vamos conseguir verificar se estes pacientes são de risco leve, moderado ou grave. Dessa forma, faremos uma intervenção específica para cada um deles, cuidando ainda melhor da saúde da população, com a quantidade certa de medicamentos específicos e planejando ações em cima de cada área específica", comenta Robson.

Idosos estão entre os que sofrem de doenças crônicas. (Foto: José Aldinan)

Levantamento

Todo o levantamento dos profissionais está sendo realizado junto aos próprios usuários do SUS e que são portadores destas doenças. "Por isso, a importância de que este público procure as unidades de saúde", ressalta o secretário adjunto. Robson lembra ainda que a Secretaria de Saúde tem um prazo de até três meses para elencar todas as ações que deverão ser realizadas.

"Até então nós já sabemos este número aproximado de hipertensos e diabéticos na cidade. Sabemos ainda que, em boa medida, os quadros são considerados de leve a moderado. Mas ainda é necessário identificar melhor o perfil dos pacientes para um melhor tratamento e um melhor acompanhamento", destaca.

Segundo a Secretaria de Saúde, pacientes com hipertensão e diabetes estão na faixa etária mais idosa e de meia idade. "Mas vemos alguns casos em pessoas mais jovens, em virtude do sedentarismo", disse Robson. As gestantes também sofrem com estas doenças crônicas e inspiram cuidados especiais.

"O hábito de fumar e beber, por exemplo, é uma das principais características dos doentes crônicos" – Robson Xavier, secretário adjunto da Secretaria de Saúde.

Cuidados

Xavier aponta que os cuidados para evitar estas duas doenças são muitos importantes. "Seguir com as prescrições e orientações das equipes de saúde da família são de extrema relevância no que diz respeito a introdução de hábitos saudáveis de vida, alimentação e atividades físicas. O hábito de fumar e beber, por exemplo, é uma das principais características dos doentes crônicos. Por isso a importância dos investimentos na atenção primária com ações de prevenção à saúde".

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile