Menu
em

Cida Borghetti toma posse no cargo de governadora na sexta-feira

A vice-governadora Cida Borghetti (PP) assume a chefia do Poder Executivo do Paraná na sexta-feira (6), ocasião em que prestará o compromisso constitucional e assinará o termo de posse no cargo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em razão da renúncia do governador Beto Richa. A sessão especial de posse acontece às 10 horas, no Plenário do Legislativo.

Cida será recepcionada na rampa de acesso ao Poder Legislativo pelo presidente Ademar Traiano (PSDB). Em seguida, após a abertura da sessão especial, uma comissão de parlamentares e líderes de partidos na Casa irá acompanhar a futura governadora até o Plenário.

Ela prestará o compromisso de “cumprir e fazer cumprir a Constituição da República e a do Estado, observar as leis e promover o bem-estar geral do povo paranaense”, conforme dispõe o artigo 83 da Constituição do Estado, e assinará o termo de posse, que será lido pelo 1º secretário, deputado Plauto Miró Guimarães (DEM). Em seguida, já empossada, a governadora fará uso da palavra.

Atribuições

Segundo a Constituição do Estado do Paraná, no seu artigo 54, inciso VIII, uma das atribuições privativas da Assembleia Legislativa é dar posse ao governador do Estado. Já a sessão extraordinária de posse está prevista no artigo 61, § 4º, inciso I, da mesma Constituição.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile