em

Locomotiva de PG aguarda doação para receber novo restauro

Município aguarda doação da ‘Locomotiva 250’

Locomotiva se deteriora no Parque Ambiental Foto: José Aldinan

A Locomotiva 250, antiga Maria Fumaça convertida em monumento pelo Compac, continua ameaçada pela ação do tempo e de vândalos. Instalada junto à Estação Paraná, no Parque Ambiental de Ponta Grossa, a máquina necessitava reparos que foram executados, em 2019, em parceria entre Exército, Município e iniciativa privada.

Naquele mesmo ano, parceria entre a Prefeitura e a Fecomércio-PR também viabilizou o restauro da Estação Saudade, prédio histórico que fica no mesmo parque. A intenção era transportar a locomotiva até junto do imóvel revitalizado, porém, isso dependia – e ainda depende – de trâmites burocráticos.

Ao longo dos últimos meses, os danos ao monumento se intensificaram. E a recuperação estética realizada pelo Exército menos de três anos atrás já não pode ser percebida. A madeira da estrutura foi destruída, há peças faltando e prejuízos severos em toda a máquina.

De acordo com a prefeitura, a transposição da locomotiva depende da autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “Como a concessão do bem não está com o Município, e sim com o DNIT, a Prefeitura solicitou a doação da locomotiva”. Já a restauração ficará a cargo do SESC, instituição que atualmente ocupa a Estação Saudade.

A assessoria de imprensa do SESC, por sua vez, informou que “o SESC PR só poderá fazer estudo do transporte, do restauro e de outra eventual demanda caso venha a receber a locomotiva em doação”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.