Uma peça do 50º Festival Nacional de Teatro (Fenata) apresentada no Lago de Olarias no último sábado (12) gerou uma polêmica nas redes sociais relacionada a um suposto nudismo. As discussões ocorreram tanto por uma fake news compartilhada em grupos de WhatsApp, quanto por figurinos utilizados pelos atores no espetáculo.
Isso porque em um dos momentos da peça os atores aparecem com roupas da cor dos seus tons de pele e adereços que sugerem a “tarja” de censura das suas partes íntimas.
Vídeo
Um vídeo gravado no parque infantil do Lago de Olarias mostra a peça de teatro sendo apresentada do outro lado do estacionamento. “Criançada brincando no parquinho e ‘vamo’ lá ver?”, diz o narrador.
As imagens foram compartilhadas em grupos e conversas de WhatsApp com mensagens afirmando que os atores estavam nus – gerando uma fake news. “Ontem no lago de olarias. Todas crianças olhando. Teatro de nudismo [sic]”, diz uma delas. “Lago de Olarias – Ponta Grossa/PR.; Hoje 12/11/2022 período da tarde. Tá esperando o que? Vem pra rua! Isso não pode tornar algo normal como eles já estão pregando e fazendo! [sic]”, afirma outra.
As imagens ganharam força também ao serem compartilhadas pelo presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, Daniel Milla, em suas redes sociais.
“APELAÇÃO. Tudo tem o seu momento e local apropriado! Tem certas coisas que algumas pessoas extrapolam os limites do bom senso. Onde vamos parar, isto ocorreu no lago de Olarias em Ponta Grossa. Imagens recebidas de internautas”, dizia a postagem do vereador nesta segunda-feira (14). O Instagram, porém, indica que o post foi feito no domingo (13) e teve o seu texto original editado.
Veja abaixo:
UEPG
Após a polêmica sobre o suposto nudismo na peça de teatro apresentada no Lago de Olarias, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), promotora do Fenata, se manifestou em suas redes sociais – o que gerou diversos comentários, a favor e contra a apresentação.
“Uma peça que é, ao mesmo tempo, um balde de água fria e um abraço caloroso. ‘Hi, Breasil’ chamou atenção no Lago de Olarias, hoje à tarde. Dos figurinos extravagantes às belas músicas, tudo colabora para que quem assiste pare para pensar. Agora, pense! Muda a imagem. O mundo está pendurado por um fio de cabelo”, disse a universidade, em seu perfil no Instagram.
“Ah, e em tempo, a gente sabe que está rolando uma polêmica por aí. Então, quem ficou na dúvida, olhe com calma para as fotos: ninguém ficou nu, não. Eram roupas na cor da pele dos artistas”, complementou.
Confira a postagem no Instagram através deste link.
A peça
A peça, chamada de “Hi, Breasil”, foi apresentada no Lago de Olarias às 16 horas de sábado (12), na categoria teatro de rua. O espetáculo é do grupo Olho Rasteiro, de Curitiba.
“Em um dia de domingo, cinco amigos partilham seus medos e anseios. O ato de preparar o café é também o ato de compartilhar a memória, de relembrar em conjunto. Assim, tentam domar o tempo. Hi, Breasil! é a terra de um professor, uma mãe, uma atriz, uma jovem e um peixe que, por medo de ser fisgado, nada. É uma terra construída que fricciona o real com o ficcional, que tensiona presente e passado e eclode em momentos de realidades poéticas. Hi, Breasil é uma peça-manifesto-samba-enredo. É um grito contra discursos autoritários. Uma ode à utopia”, diz a sua sinopse, contida no livreto da programação do Fenata.