em

Jovem autista de PG impressiona diretor da Microsoft

Jovem autista de PG impressiona diretor da Microsoft
Lucas mostra os desenhos e recortes do Windows com os pais. (Foto: José Aldinan)

O pequeno Lucas Oliveira Frare Matoso, de 10 anos, encantou toda a equipe da Microsoft Brasil durante uma visita que realizou com os seus pais, no escritório em São Paulo, na última semana. Lucas é autista e sempre foi apaixonado pelas versões do Windows. Ele mora com a família em Ponta Grossa e a viagem foi um presente de aniversário.

“O Lucas foi um bebê prematuro e, quando ele tinha um ano, percebemos que não fazia contato visual e se interessava mais por objetos do que pelas pessoas em si. Ele foi diagnosticado com autismo leve aos dois anos. Desde muito pequeno, o inglês já predominava e se tornou a primeira língua dele”, lembrou a mãe, Karla Regina Frare Matoso. Karla é professora, e os especialistas acreditam que se trata de lembrança intra-uterina. Provavelmente ele recorda de ouvir a mãe, ainda gestante, dando aulas de inglês.

Lucas começou a desenvolver altas habilidades desde muito cedo. (Foto: Arquivo pessoal)

Foi com a ajuda da mãe e do pai Rangel Oliveira Matoso, analista de sistemas, que Lucas passou a desenvolver altas habilidades. Começou a ler muito cedo, e apresentou habilidade na escrita e nos cálculos. “O acesso ao computador sempre foi muito fácil e então ele brincava com massinha de modelar, pecinhas de madeira e cubos mágicos sempre fazendo a logo do Windows”, comentou a mãe.

Lucas começou a programar computadores muito cedo. Com apenas seis anos, ele passou a instalar versões diferentes do Windows em um computador antigo disponibilizado pelos pais. “Eu tenho alguns certificados de inovação em educação pela Microsoft, e o pai ser dessa área é um estímulo para ele. Tanto o Windows quanto a Pixar [estúdio de animação americano] são o seu hiperfoco. Ele sempre carrega uma pasta com desenhos com as logos para onde ele vai”.

Para a mãe, esse foi um sonho que o filho conseguiu realizar. “Eles nos disse que a visita foi o melhor presente de aniversário. E nós como pais sentimos muito orgulho de ver o quanto ele está sendo valorizado. E isso também é um presente para nós”, comemorou.

Diretor da Microsoft fala sobre a visita no portal dcmais

Visita

Durante a visita à Microsoft, Lucas se sentiu tão à vontade que encantou toda a equipe, em especial Ricardo Wagner, diretor de Trabalho Moderno na Microsoft Brasil e responsável pela organização do Trabalho Híbrido e Inclusivo. Em entrevista exclusiva ao portal DCmais, o diretor contou como ficou impressionado com as habilidades e conhecimento do Lucas.

“O Lucas tem um conhecimento em tecnologia que é absolutamente impressionante. No prédio nós temos todas as logos do Windows e ele soube me falar todos os anos em que elas foram criadas. Ele, inclusive, já desenhou como será a próxima logo. Ele nos mostrou claramente a paixão dele pela parte de design, marketing e visual”, relatou.

Ricardo destacou ainda o quanto ações como essas impactam na vida das pessoas, em especial, aquelas que possuem algum tipo de deficiência. “Temos a responsabilidade de criar tecnologias que são acessivas e inclusivas. E a missão da Microsoft enquanto organização global é empoderar pessoas e criar a inclusão para o talento das pessoas com deficiência”.

O diretor ainda fez uma postagem sobre a visita de Lucas no LinkedIn, rede social de negócios, que gerou grande repercussão entre pessoas de várias regiões do Brasil e outros países que têm familiares com autismo.

Lucas, os pais e a equipe da Microsoft. (Foto: Arquivo pessoal)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.