Janelas sempre fechadas; o que vai mudar nos ônibus de PG


Por Danilo Kossoski
Novo ônibus da frota do transporte público de Ponta Grossa, Paraná, em 2025

Novo ônibus da frota do transporte público de Ponta Grossa / Foto: Divulgação PMPG

Novo ônibus da frota do transporte público de Ponta Grossa, Paraná, em 2025
Novo ônibus da frota do transporte público de Ponta Grossa / Foto: Divulgação PMPG

A Prefeitura de Ponta Grossa informou que novos ônibus irão compor a frota do transporte coletivo da cidade. A previsão é que os primeiros 15 ônibus convencionais cheguem em setembro, passando a atender diversas linhas do município. Outros 10 veículos articulados serão entregues para circulação no início de 2026.

A Viação Campos Gerais (VCG), empresa que realiza o serviço no Município, detalhou ao Diário dos Campos o que deve ser oferecido nos novos modelos. A proposta é modernizar a frota e trazer mais conforto aos usuários. Mas eles terão que se adaptar aos novos veículos, que trarão algumas tecnologias inéditas ao serviço. Por exemplo: ar-condicionado.

Ar-condicionado e controle de temperatura

Os ônibus serão climatizados de maneira uniforme. A temperatura é definida por norma técnica, para garantir conforto térmico a todos os passageiros. Segundo a norma ABNT NBR 15570, que estabelece os requisitos mínimos para veículos de transporte público coletivo urbano de passageiros, os ônibus equipados com sistema de ar-condicionado devem manter uma temperatura interna máxima de 22 °C. Ou, ainda, uma diferença mínima de 8°C se a temperatura externa for superior a 30°C.

Com o ar-condicionado em funcionamento, as janelas ficam sempre fechadas, garantindo melhor eficiência da climatização. Então, o ponta-grossense vai ter que se acostumar com duas coisas: primeiro, as janelas constantemente fechadas. Segundo, a mesma temperatura para todos dentro do veículo. Nada de pedir para o motorista regular o ar-condicionado!

Menos poluição e ruído

Segundo a VCG, a motorização Euro VI representa a evolução mais moderna dos motores a diesel no transporte coletivo. Comparada à tecnologia anterior (Euro V), ela reduz em até 80% a emissão de óxidos de nitrogênio e em cerca de 50% o material particulado, que são aquelas partículas da fumaça que fazem mal à saúde e poluem o ar. Isso significa menos poluição, ar mais limpo e mais qualidade de vida para a população.

Além disso, os motores Euro VI são mais silenciosos, o que contribui também para reduzir a poluição sonora na cidade.

Bancos estofados

A VCG não detalhou quantos dos veículos já possuem bancos estofados, mas dizem que esse benefício não é novidade da frota recém-adquirida. Segundo a empresa, os assentos dos veículos incorporados agora são compostos por tecido impermeável, o que facilita a limpeza e aumenta a durabilidade, trazendo mais conforto e higiene para os passageiros.

Carregamento para os celulares

Os novos ônibus terão entradas USB para carregamento de celulares. De acordo com a empresa, haverá uma entrada por fileira de assentos. A população poderá usar de forma simples, bastando conectar o cabo do celular para iniciar o carregamento da bateria do aparelho.

Mas a VCG conta com a colaboração dos usuários para manter esses equipamentos em operação. “Nossa preocupação é manter o bom funcionamento, pois infelizmente temos alto índice de vandalismo. Situações como chicletes colocados na entrada USB podem inutilizar o dispositivo de forma definitiva”, informou a empresa, via assessoria de imprensa.

O fim das “cordinhas”

A tradicional “cordinha” ficou no passado. Os modelos em circulação já estão quase todos sem essa modalidade de acionamento das campainhas. Agora, os ônibus contarão apenas com botoeiras modernas e sem fio para acionar a parada. O sistema é mais confiável e prático, oferecendo mais segurança e conforto aos usuários.

Sair da versão mobile