em

Iniciadas atividades do IFPR em PG, mas sem previsão de construção de campus

Foto: UTFPR/Divulgação

O tão esperado campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Ponta Grossa ainda é um sonho distante, mas a população já pode começar a usufruir dos serviços da entidade através do Centro de Referência que passou a funcionar neste semestre junto ao campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Na última semana o deputado federal e secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, esteve reunido com o Secretário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Dias, para discutir a instalação do IFPR em PG.

“Junto com o reitor da IFPR, Prof. Zanatta, trabalho para a expansão do campus nos Campos Gerais garantindo novos cursos, mais estrutura e conforto aos alunos. Seguimos com o objetivo da construção desse novo campus na cidade de Ponta Grossa e também em Castro”, disse ele, em suas redes sociais.

Contatada pela reportagem do jornal Diário dos Campos e portal dcmais, a assessoria de imprensa do Ministério da Educação afirmou que não há, no momento, previsão para criação de novas unidades para o IFPR. “Ressaltamos ainda que a criação de novas unidades está condicionada à criação de novos cargos efetivos, cargos de direção e cargos de funções gratificadas por meio de projeto de Lei”, disse, em nota.

Em maio a assessoria do IFPR havia informado que a sua intenção era construir um Centro de Referência e futuramente um campus em Ponta Grossa, mas que dependia da autorização do MEC e também da liberação de orçamento.

Centro de referência do IFPR em Ponta Grossa

Enquanto não há previsão para a construção do campus em Ponta Grossa, o IFPR deu início às atividades do seu centro de referência na cidade. Em julho o Instituto anunciou a criação de 40 vagas do curso técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, o primeiro presencial a ser ofertado pelo IFPR em PG. Para 2022, está prevista a abertura de um segundo curso técnico integrado ao Ensino Médio, o de Mecânica.

Segundo o diretor-geral da UTFPR local, Abel Azeredo, a previsão de início do curso era agosto, de forma remota, e na sequência será utilizado um espaço dentro do campus da universidade. “Cedemos as salas de aula da antiga escolinha para o IFPR, que também poderá usar os nossos laboratórios”, informou ele.

“Cidade do Conhecimento”

Em 2019 a Prefeitura de Ponta Grossa anunciou que deu início à implantação da proposta chamada Cidade do Conhecimento, núcleo de convergência que concentraria inovação e educação em um único lugar. Naquele momento o Município doou terrenos à UTFPR e assinou a autorização para a pavimentação da área destinada ao Parque Ecotecnológico – projeto que foi atrasado pela pandemia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.