em

Incêndio atinge 37,8 hectares do Parque de Vila Velha

ATUALIZADA / QUARTA-FEIRA (30) / 13H25

Um incêndio de grandes proporções atingiu cerca de 37,8 hectares do Parque Estadual de Vila Velha. O fogo foi registrado no início da tarde de terça, em uma área particular ao redor do parque, por volta das 13h20, na altura do Km 518 da BR-376, mas se alastrou rapidamente e atingiu o interior de Vila Velha na manhã de quarta.

Helicóptero do BPMOA veio de Curitiba e chegou no local do incêndio por volta das 10h30. (Foto: Reprodução/Defesa Civil)

De acordo com informações do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o incêndio foi controlado pelas equipes do Corpo de Bombeiros até às 3 horas da manhã de quarta. No entanto, boa parte das chamas atingiu uma região de banhado e outra parte a vegetação do parque.

"Cerca de 30 pessoas entre guias do parque, equipes do IAP, bombeiros de Ponta Grossa, policiais ambientais e Defesa Civil trabalham no local", informou a assessoria do IAP na manhã de quarta.

Um helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA), que atua no litoral, foi acionado na manhã de quarta-feira (30) para ajudar a combater o incêndio. A aeronave chegou ao local por volta das 10h30.

Segundo informações da Comunicação Social do 2° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa, o helicóptero utilizou um cesto com água, com cerca de 500 litros, para combater o fogo em uma área mais prejudicada.

Dez bombeiros estavam mobilizados durante a manhã de quarta. Uma equipe atuou dentro do parque enquanto outra se deslocou em outra frente para fazer a contenção das chamas.

Levantamento

No final da manhã de quarta, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que as equipes vão continuar acompanhando o trabalho do Corpo de Bombeiros no local. A Defesa Civil de Ponta Grossa também está mobilizada e informou que um levantamento está sendo realizado para verificar o quanto de área de Vila Velha foi afetada.

Os bombeiros alertam para o risco elevado de queimadas nesse período de dias de calor intenso, e pede a colaboração da população, especialmente para que as pessoas não atirem bitucas de cigarro às margens de rodovias.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.