em

Professor da UEPG assumirá cargo no Ministério da Economia

O professor Celso José Costa Júnior, docente do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), assumirá um cargo no Ministério da Economia. Referência em DSEG (Dynamic Stochastic General Equilibrium), metodologia amplamente utilizada no campo econômico, Celso irá ocupar o cargo de coordenador geral de modelagem econômica no Governo Federal. 

Segundo o docente, o convite foi realizado ainda no final de 2018 – o cargo está inserido na Secretaria de Política Econômica (SPE), comandada por Adolfo Sachsida. “Eu já havia trabalhado com alguns profissionais de São Paulo que vão para o Governo. Tínhamos escrito alguns artigos científicos juntos e havíamos nos aproximado a partir das discussões acadêmicas”, conta Júnior.

O decreto com a nomeação do professor foi publicado no Diário Oficial da União no último dia 9 de janeiro. Sobre as expectativas para a nova função, Celso se mostrou otimista. “Serei o responsável por coordenar todos os modelos de projeção do Ministério da Economia. É uma chance imensa de aprendizado, de ver as coisas por dentro, uma grande chance de conhecer outros profissionais de outros países”, conta o docente.

Celso tem pós-Doutorado na Escola de Economia de São Paulo EESP/FGV,  é Doutor em Desenvolvimento Econômico pela UFPR, Mestre em Economia pela Unesp/Ar, possuí MBA em Negócios Financeiros pela PUC-Rio e é Bacharel em Geofísica IAG-USP (veja o currículo lattes completo do docente clicando aqui) 

Referência na metodologia DSGE

Celso José Costa Júnior é autor do livro Understanding DSGE models, da editora Vernonpress (2016) – a obra é referência modelagem DSGE (do inglês Dynamic Stochastic General Equilibrium, ou em uma tradução livre ‘equilíbrio geral estocástico e dinâmico’).

A abordagem é uma aplicação da teoria do equilíbrio geral e visa explicar fenômenos econômicos agregados, como crescimento econômico, ciclos econômicos e efeitos de política monetária e fiscal, tendo como base modelos macroeconômicos derivados de princípios microeconômicos.

Reitor e Pró-reitor destacam qualidade dos profissionais

O pró-reitor de Assuntos Administrativos (Proad), Michel Samaha, avalia a nomeação de Celso como um fato importante para a Universidade. “Teremos profissionais da instituição envolvidos na reelaboração da política econômica do país, isso vai retroalimentar a carreira docente, a graduação e a pós-graduação em Economia da UEPG”, conta o pró-reitor.

Samaha considera ainda que a nomeação “concretiza uma função da Universidade Pública”. “Temos como uma das funções formar pessoas qualificadas para atuar no Governo. Para a instituição a nomeação do professor Celso é muito representativa. A UEPG terá pessoas pensando como resolver a crise econômica brasileira”, conta Michel.

Já para o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, a nomeação de Celso é um reconhecimento da capacidade da UEPG. “[A nomeação] é um reconhecimento direto da capacidade intelectual do professor Celso, que muito orgulha a instituição, e também um reconhecimento da importância de nossos cursos. Temos certeza que o professor fará um ótimo trabalho neste novo cargo”, aponta Sanches Neto.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.