em

Igreja matriz será entregue após 10 anos de restauro

As obras de restauro da igreja matriz de Palmeira serão entregues após 10 anos de intensa reforma. Constituída como a obra arquitetônica mais imponente da cidade, a Matriz de Palmeira, que tem como característica o estilo colonial português. Em seu interior são encontradas pinturas artísticas realizadas em fases distintas, executadas num primeiro momento, pelo pintor Otto Vogueta, de São Paulo (entre 1929 e 1936) e depois em outra fase, na década de 40, pelo artista Francisco Flizicoski.

Processo de restauração durou cerca de 10 anos. (Foto: João Geraldo Borges/Divulgação)

A obra de restauração foi feita pelo artista plástico, Gilberto Alberton Benvenutti, que foi o responsável pela parte artística da obra. O processo de restauração teve início em 2008 com o restauro civil, que envolveu troca do telhado, assoalho e demais obras.

Mas o grande passo foi dado em 2014 quando começou a restauração artística das pinturas internas. “Havia uma grande expectativa por parte da comunidade, que não sabia exatamente o que estava embaixo das muitas camadas de tinta. Foi preciso um trabalho de prospecção e muita análise para chegarmos a este patrimônio belíssimo que está sendo entregue à população”, explica o restaurador.

A restauração artística foi feita em etapas e uma das características desse processo é que, durante os trabalhos, a Igreja fechou apenas por alguns dias para a troca do assoalho. Assim, nos dez anos de obras, as atividades paroquiais continuaram normalmente.

O trabalho teve com um levantamento criterioso de quantas intervenções as pinturas sofreram no decorrer dos anos e quais os danos causados nos originais. As mudanças ocorridas ao longo do ano foram determinações da igreja no período.

A segunda etapa se constituiu como uma fase bem mais ampla. Neste momento a equipe contou com fotos fornecidas pela historiadora Vera Lucia Mayer. Os registros foram essenciais para entender as composições e as cores originais que estavam encobertas por até 12 camadas de tinta e massa.

Programação

Uma missa em ação de graças à entrega das obras será realizada no dia 29 de novembro, às 7 horas da manhã. Na mesma data tem início a novena para a festa em louvor a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Palmeira. A missa será celebrada pelo bispo Dom Sérgio Krzywy, às 19h30.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.