em

HU vai ofertar residência médica em Endoscopia em 2019

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) vai ofertar mais uma residência médica em 2019. A especialidade, voltada para a área de Endoscopia, foi anunciada pela direção do hospital após uma publicação oficial do Ministério da Saúde no final do mês de outubro. Esta será a décima especialidade em residência médica que será ofertada pelo HU.

De acordo com o diretor do Universitário e vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Everson Augusto Krum, a residência em Endoscopia é a primeira deste tipo que será ofertada em Ponta Grossa. "Esta especialidade é voltada para os profissionais médicos formados em clínica médica ou cirúrgica. É um pré-requisito exigido para esta especialidade que fará exames de endoscopia e colonoscopia", explica Krum.

O Hospital Universitário conta hoje com 30 médicos residentes que atuam em cursos de especialidades que duram, em média, dois anos. Desde 2013, quando o hospital ofertou a primeira residência, cerca de 20 profissionais já se formaram.

"A residência médica está totalmente associada ao público e permite um número maior da oferta de consultas e exames aos pacientes. Isso reflete uma maior agilidade dos atendimentos e diagnósticos realizados em um só lugar", comemora o diretor.

A aprovação dos projetos de residência pelo Ministério da Educação e das bolsas pelo Ministério da Saúde, de acordo com Everson, confirmam uma grande característica do HU, que é proporcionar o atendimento e ensino de qualidade.

Projetos

Para o próximo ano, o HU pretende solicitar ao Ministério da Saúde a residência médica voltada para a área de Ginecologia e Obstetrícia. "O próximo prazo para solicitar uma nova residência é agosto de 2019. Esta área é importante, pois vem de encontro justamente com a nova maternidade que está sendo construída ao lado hospital", diz o diretor.

A maternidade teve suas obras retomadas, na última semana, após ter sido suspensa durante cinco meses para a readequação do projeto de construção do prédio. A construção do prédio custará aproximadamente R$ 3,40 milhões, provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Aliel Machado (PSB).

Ao todo, serão dois pavimentos em concreto armado, contendo 20 leitos e 10 quartos, sala para atendimento de emergência e consultórios obstétricos. A entrega da obra está prevista para acontecer no final de 2019.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.