em

HU propõe sistema de pontuação para definir quem terá prioridade em leitos

(foto: Divulgação/UEPG)

Com o objetivo de salvar o maior número de vidas e continuar oferecendo o atendimento de qualidade aos pacientes internados, o Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG), por meio do seu diretor técnico Ricardo Zanetti, propõe a adoção do “Protocolo de alocação de recursos”, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira. A instituição foi a primeira do Paraná a propor a medida, que tira das mãos do profissional de saúde a escolha de pacientes e a coloca sob regras preconizadas internacionalmente. 

Devido ao esgotamento de leitos de UTI Covid e Geral no HU e o aumento no número de casos, o protocolo estabelece critérios de escolha de pacientes que aguardam leitos de covid-19. O método é estabelecer pontuação aos pacientes que estão na fila de espera por uma vaga. Essa pontuação se baseia nas características clínicas de cada paciente como faixa etária e comorbidades graves.

A medida deve amparar os profissionais da saúde, que não precisarão usar critérios subjetivos na decisão de atendimento de pacientes.

De acordo com Ricardo Zanetti, a proposta do protocolo é dura, mas é a correta para se adotar neste momento.  “É necessário aplicar um protocolo de aplicação de recursos, para que os princípios éticos e legais sejam cumpridos e para auxiliar a comunidade médica na tomada de decisão e assim salvar o maior número de vidas”.  

Com objetivo de manter a política de transparência do HU-UEPG, Zanetti apresentou os dados da pandemia no Hospital. De março de 2020 a fevereiro deste ano, foram 2321 pacientes atendidos na ala Covid, com 1848 recuperados.

Novos leitos

Em busca de oferecer o melhor atendimento possível à demanda da pandemia, a UEPG também estuda a possibilidade de abertura de novos leitos para pacientes com Covid-19. A instituição enviou o protocolo de intenções para a Sesa, com a solicitação de disponibilidade de insumos, equipamentos e equipes.

Campanha

O HU-UEPG está recebendo doações para reforço no atendimento a pacientes com Covid-19, para minimizar possível desabastecimento. Apesar de no momento não estar sem equipamentos e insumos, o Hospital trabalha com a possibilidade de falta de alguns recursos, no futuro.

Empresários e pessoas físicas podem doar quantias em dinheiro com depósito na conta da Caixa Econômica Federal, agência 3186, Operação 003, Conta 00000134-7, FAUEPG, CNPJ 08.574.460/0001-35. Para evitar que pessoas saudáveis vão até o HU-UEPG, as doações de produtos, suprimentos e equipamentos podem ser entregues na sede da Fauepg – Rua Siqueira Campos, 123, Uvaranas. A lista completa de produtos que podem ser doados ao Hospital pode ser solicitada inbox nas redes sociais da UEPG e do Hospital Universitário no Twitter, Instagram e Facebook e pelo e-mail [email protected]

Confira mais informações no PDF abaixo:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.