em

HU promove atividades para o Dia da Doação de Órgãos

Nesta sexta (27), comemora-se no Brasil o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Para chamar atenção para a data, a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do Hospital Universitário da UEPG promove uma série de atividades voltadas à conscientização da importância do ato de doar os órgãos.

Pela manhã, a cerimônia da Árvore da Vida reunirá as famílias dos pacientes que optaram pela doação de órgãos, no último ano, em um momento de agradecimento e de homenagem. “Desde 2017 realizamos no mês de setembro, no dia 27, em homenagem aos familiares que, em um momento de luto, puderam pensar no próximo, e com sentimento de amor e compaixão aceitaram a oportunidade de seu familiar ser um doador de órgãos”, destaca o enfermeiro Guilherme Arcaro, coordenador da CIHDOTT.

Na cerimônia, que conta com música e homenagens, um familiar de cada doador colocará na Árvore da Vida, escultura exposta no saguão do hospital durante o ano todo, uma folha em formato de estrela, representando o doador, junto com corações, que representam os receptores, beneficiados com este ato de amor. A base da árvore tem três raízes, representando o doador, o paciente que recebeu a doação e a equipe hospitalar multiprofissional que realiza o processo de intermediação dessa relação.

Doações

No HU-UEPG, foram dez doações de órgãos desde setembro de 2018, beneficiando mais de 35 pessoas. Foram captados rins, corações, válvulas cardíacas, fígados e pâncreas. Estes dez pacientes serão representados por seus familiares na cerimônia, recebendo pingentes na Árvore da Vida.

O professor Everson Krum, vice-reitor da UEPG, aponta que a data celebra oficialmente os gestos de bondade e carinho que possibilitam que vidas sejam prolongadas. “Nós, do hospital, ficamos sensibilizados e agradecidos com as várias famílias que doam e somos gratos a dedicação das equipes técnicas de abordagem e captação”, agradece.

Exposições

Durante a manhã e à tarde acontecem no saguão do hospital duas exposições: uma artística de desenhos de órgãos passíveis de doação, feitos pela servidora do HU Mari Suzina; e uma exposição de peças anatômicas da Liga Acadêmica de Dissecação (LAD-UEPG). “Em especial, neste ano, temos uma pequena exposição de órgãos transplantáveis, trazendo um pouco de ciência e conhecimento de anatomia à população que frequenta o nosso hospital”, conta o professor Everson Krum, vice-reitor da UEPG.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.