em

HU amplia atendimentos em nova ala pediátrica

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) começou, nessa segunda-feira (15), a receber os casos de cirurgias de emergência em sua nova ala cirúrgica pediátrica. O local foi apresentado para autoridades e à imprensa na semana passada e, desde então, já havia atendido pacientes, mas a maioria era formada por crianças que já estavam em atendimento pelo HU ou em situações de trauma.

A partir dessa semana, tiveram início os encaminhamentos de emergências cirúrgicas pediátricas em procedimentos como apêndice e hérnia, em encaminhamento pelo município de Ponta Grossa ou por cidades da região, que são os casos mais comuns e que anteriormente precisavam ser encaminhados para Campo Largo ou Curitiba.

Somente na primeira semana após a apresentação da nova ala, nove pacientes já receberam o atendimento das equipes especializadas e puderam fazer uso da estrutura montada especialmente para atender crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. Desses, quatro foram traumas ortopédicos, quatro foram cirurgias eletivas já agendadas do ambulatório do Hospital e uma foi emergência em queimadura.

Na última sexta-feira (12), uma menina de três anos sofreu queimaduras de 1º e 2º graus em aproximadamente 30% do corpo após um acidente doméstico, e foi encaminhada ao HU. Ela ficou em observação na UTI Pediátrica e, neste momento, recebe os cuidados da equipe na nova ala de cirurgia pediátrica. Se o acidente tivesse ocorrido antes da abertura da nova ala, seria preciso transferi-la para outra cidade. No contexto atual, a recuperação da paciente está evoluindo bem.

Desde a última semana, HU tem ala exclusiva para crianças (Arquivo DC)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.