em

Obras na Câmara de PG estão em fase final 

As obras de reforma na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa devem estar finalizadas até a primeira sessão ordinária deste ano, marcada para 19 de fevereiro. A previsão é do presidente da Câmara, vereador Sebastião Mainardes Junior (DEM). Com investimentos de cerca de R$ 250 mil, o prédio recebe obras de acessibilidade e prevenção de incêndio.

De acordo com o diretor-geral da Câmara, Renato Webber de Oliveira, a maior parte das obras já está concluída, faltando apenas a instalação do elevador e duas plataformas. Entre as melhorias, houve troca do carpete do Plenário, construção de rampa e troca da porta principal da Câmara – para que seja possível instalação do elevador. Quatro banheiros foram reformados e ganharam acessibilidade, além de instalação de corrimão, luz de emergência, placas indicativas, hidrante, entre outros serviços. “No começo de fevereiro deve iniciar a instalação das plataformas e do elevador e a estimativa é que até o dia 19 de fevereiro tudo esteja pronto”, frisa o diretor.

Oliveira ressalta que uma plataforma será instalada no Plenário para tornar acessível o uso da Tribuna por cadeirantes e outras pessoas que tenham dificuldade de locomoção. “Outra plataforma será instalada na sala de comissões, onde o acesso também ficava comprometido”, completa.

Construído na década de 80, o prédio também não possuía alvará de funcionamento, o que deve ser obtido com a finalização das obras. “Naquela época não havia normas que previam acessibilidade nos imóveis. Agora, com as novas leis e o fato de termos um vereador cadeirante – o Felipe Passos (PSDB) – tornou ainda mais necessárias as adequações”, reforça Oliveira.

Mais

Mainardes cita vários os desafios em relação ao espaço físico da Câmara. A estrutura administrativa, por exemplo, fica fora do imóvel principal. Para resolver este problema, no fim de 2017 foi licitado o projeto de ampliação do prédio existente, uma obra que deverá “ser simples e barata, apenas para atender as necessidades”, segundo o presidente. A expectativa é que até meados de fevereiro o projeto esteja finalizado. Assim, poderá ser aberto processo licitatório para execução da obra. Para 2018, Mainardes também planeja adequações no sistema elétrico do imóvel, implantação de portaria e painel eletrônico.

 Projetos polêmicos são esperados

Alguns debates polêmicos já são esperados para este ano no Legislativo de Ponta Grossa. Entre eles está o contrato de saneamento entre Prefeitura e Sanepar e os projetos complementares da concessão do Centro de Eventos. Para as próximas semanas, há previsão de que seja realizada sessão extraordinária no Legislativo de Ponta Grossa. No entanto, a pauta e data não foram adiantadas pelo presidente Mainardes.  

Obras incluem acessibilidade e prevenção a incêndios (Foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.