em

HU abre vagas para 62 profissionais residentes

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abriu, neste mês, as inscrições para o processo seletivo de novos profissionais residentes. O objetivo é renovar as equipes, já que as residências multiprofissionais e uniprofissionais têm duração de 24 a 36 meses, dependendo da área de atuação.

A seleção costuma atrair pessoas de todas as regiões do país. Luciane Patrícia Andreani Cabral, diretora acadêmica do Hospital Universitário, onde a maioria desses profissionais irá atuar, explica que é grande o número de interessados e aumenta a cada prova.

Estão sendo oferecidas 62 vagas para sete programas de atendimento médico, sendo elas intensivismo, neonatologia, saúde funcional, saúde do idoso, urgência e emergência, enfermagem obstétrica, cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.

“Essa última costuma ter a maior concorrência, porque costuma ser cara a participação em residência nessa área, enquanto que aqui os profissionais recebem uma bolsa para participar. Atrai até mesmo profissionais com doutorado. Em seguida, intensivismo e urgência e emergência também costumam ser bem procuradas”, diz. O valor da bolsa ofertada aos residentes é de R$ 3.330,43, com carga horária de 60 horas semanais e duração total de dois a três anos.

Estão incluídas vagas para profissionais de educação física (2), enfermagem (20), farmácia (10), fonoaudiologia (2), fisioterapia (10), odontologia (8) e serviço social (10). As inscrições podem ser feitas pelo site http://cps.uepg.br até 31 de outubro.

 

Processos

As residências no HU tiveram início em 2013 e 2014, em saúde de idosos. Em 2016 foram selecionados novos profissionais nas outras áreas, todas com bolsas oferecidas pelo Ministério da Saúde. “Neste ano, também estamos com uma importante parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa. A mesma prova servirá também para a seleção em residência multiprofissional em saúde coletiva, pela Secretaria Municipal de Saúde. O candidato pode se inscrever nos dois processos”, lembra Luciane, destacando que, embora a prova seja a mesma, as inscrições para os dois processos devem ser feitas separadamente.

 

Intercâmbio de experiências

Atualmente, o HU conta com aproximadamente 120 profissionais residentes, em diversas funções e cargos. Todos já são formados em suas respectivas áreas, e encontram no hospital um espaço para aprimoramento. Existem setores inteiros administrados por residentes, e atividades que só são oferecidas graças à colaboração deles. A UEPG também mantém parcerias com outros hospitais, o que permite aos residentes passar um mês em outra instituição hospitalar, inclusive com experiências internacionais. Uma das parcerias firmadas ocorre em Portugal, onde um dos profisisonais do HU esteve em setembro. Outros dois foram para o país neste mês. Mais três devem viajar em novembro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.