em

Horário exclusivo para idosos não é consenso em supermercados de Ponta Grossa

Polêmica levantada nos últimos dias após o prefeito Marcelo Rangel cogitar proibir a entrada de idosos em supermercados, o horário exclusivo de atendimento para este público não é consenso em Ponta Grossa. Em março o Governo do Estado e a Associação Paranaense dos Supermercados (Apras) assinaram uma resolução que orienta que os estabelecimentos abram diariamente às 7 horas para que idosos e gestantes, população que pertence ao grupo de risco da covid-19, possam adiantar as suas compras sem a presença de outros clientes no estabelecimento, abrindo os caixas às 8 horas para o pagamento das compras e entrada do público em geral.

De acordo com apuração do Diário dos Campos, entre as três maiores redes presentes na cidade, apenas o Condor adotou a medida e em todas as lojas do Paraná. A assessoria do Grupo Muffato afirmou que a sua linha é incentivar as compras solidárias, orientando que pessoas da terceira idade e demais integrantes de grupos de risco peçam para outra pessoa fazer as suas compras, além de disponibilizar vendas por delivery. A reportagem não obteve retorno do responsável pelo Tozetto até o fechamento deste texto.

Exemplos

Diversas cidades adotaram medidas com o mesmo intuito, como é o caso de Niterói, no Rio de Janeiro, onde um decreto municipal publicado em abril determinou que apenas pessoas com 60 anos ou mais frequentem supermercados inicialmente até às 10 horas, por exemplo. Em Guarapari, no Espírito Santo, nesta segunda-feira (15) foi decretada a proibição da circulação de pessoas classificadas como grupo de risco em vias públicas e estabelecimentos comerciais enquanto o município estiver tipificado como risco alto. Além disso, a cidade também instaurou um toque de recolher das 19 às 5 horas diariamente.

Ponta Grossa se destacou em mídias nacionais ao determinar, no início de abril, que idosos só pudessem entrar em supermercados utilizando máscaras, mas até agora não instaurou nenhuma obrigação em relação à horários exclusivos de atendimento.

Polêmica

Na semana passada o prefeito Marcelo Rangel anunciou que proibiria a entrada de idosos e crianças em supermercados, mas logo voltou atrás e afirmou que reavaliaria a decisão. A Prefeitura Municipal chegou a emitir uma nota oficial afirmando que “a entrada de idosos não será proibida, apenas uma recomendação para evitar exposição desnecessária”. Até o momento, nenhum decreto relacionado a esta situação foi publicado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.