Grupo diverge sobre indicações e três concorrem a presidência da Mesa Executiva

As inscrições para concorrer à Mesa Executiva da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa se encerraram à meia noite de terça-feira (29), com 10 nomes inscritos para os cinco cargos. A surpresa foi a inscrição de três vereadores candidatos à presidência: Daniel Milla (PSD), Geraldo Stocco (PSB) e Izaias Salustiano (PSB).
Para a vice-presidência se inscreveram o vereador Filipe Chociai (PV) e a vereadora Joce Canto (PSC). Para o cargo de primeiro- secretário, os inscritos são Dr. Erick (PSDB) e Josi do Coletivo (PSOL). Para a segunda-secretaria só está inscrito o Pastor Ezequiel Bueno (AVANTE). E, para a terceira-secretaria, concorrem Dr. Zeca (PSL) e Julio Kuller (MDB).
A eleição da Mesa Executiva será realizada em sessão especial nesta sexta-feira (01), a partir das 16 horas, no plenário da Câmara de Vereadores. De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara, a sessão será presidida pelo vereador mais votado no pleito: Dr. Zeca Raad.
Como todas as demais sessões da Câmara Municipal, a Sessão de Posse também é pública, entretanto, este ano, em função das regras de distanciamento social para a prevenção da covid-19, a solenidade terá público restrito.
Grupo maior
Um grupo de 13, dos 19 vereadores eleitos de Ponta Grossa, definiu chapa completa para disputa, que terá Milla candidato à presidência, indicado por unanimidade. O candidato a vice-presidente é o vereador de primeiro mandato, Filipe Chociai, a primeiro-secretário é o Dr. Erick Camargo, a segundo-secretário é o vereador reeleito Pastor Ezequiel e a terceiro-secretário é o Dr. Zeca.
“Quero dar continuidade ao trabalho que venho desempenhando na Câmara e acredito que nosso grupo está unido com o mesmo objetivo”, disse Milla. Acrescentou que respeita a candidatura dos outros vereadores e que não acredita em eleição ganha, mesmo fazendo parte do grupo majoritário.
Também fazem parte do grupo os vereadores Paulo Balansin (PSD), Divo (PSD), Leo da Farmácia (PV), Felipe Passos (PSDB), Missionária Adriana (SD), Jairton da Farmácia (DEM), Leandro Bianco (Republicanos) e Valtão (PRTB) – a participação de Valtão, no entanto, é incerta, já que está preso desde o dia 15, durante operação do Gaeco em Ponta Grossa, que investiga suspeita de corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e fraude de licitação.
Grupo menor
Já o grupo minoritário é formado por seis vereadores: Geraldo Stocco, Ede Pimentel (PSB), Izaias Salustiano, Josi Coletivo, Joce Canto e Julio Kuller. Ainda assim se dividiu, já que dois dos seus integrantes se inscreveram para o mesmo cargo, a presidência.
Até a noite de terça-feira (29), apenas Stocco era cotado para concorrer ao cargo. Porém, no ato da inscrição Izaias também se inscreveu para a vaga.
Nesta quarta-feira (30) Stocco se disse surpreso com a candidatura de Izaias. “Até então ele tinha fechado com o nosso grupo. Fica um clima desagradável, mas nós vamos respeitar a escolha de cada um”, disse.. O vereador revela que mesmo com um grupo menor para votação da Mesa Executiva, eles decidiram se inscrever para marcar oposição ao governo eleito.
Já Izaias, também nesta quarta, disse à reportagem que foi uma decisão pessoal e que o grupo de vereadores sabia que ele iria se candidatar à presidência. “Quis colocar o meu nome como uma alternativa. Conversei bastante com o grupo e acredito que essa decisão não causará um racha entre nós”, completa. Questionado se será oposição ao governo da prefeita eleita, respondeu que deve conversar nos próximos dias com Elizabeth Schmidt para então tomar uma decisão.
Posse
Antes da eleição da Mesa Executiva ocorre, a partir das 14 horas no Cine Teatro Ópera, a Sessão Solene de instalação da Legislatura 2021-2024, com a posse dos vereadores eleitos, seguida da posse da prefeita eleita Elizabeth Schmidt e do vice-prefeito Capitão Saulo Vinícius.
por Melissa Eichelbaun
