em

Governo lança oficialmente programa Viver Mais em Ponta Grossa

Ponta Grossa terá, nesta quinta-feira (24), o lançamento oficial do programa Habita Paraná – Viver Mais, voltado à população de melhor idade. A ação é da Cohapar, que desenvolveu o projeto a pedido do governador Carlos Massa Ratinho Junior. A proposta foi detalhada pelo presidente da Cohapar, Jorge Lange, que está em Ponta Grossa, capital do estado durante a realização da Feira Paraná.

"O país começa a perceber que logo será preciso construir mais casas para idosos que creches para crianças. Foi observando o aumento da população idosa que o governador idealizou esse programa", diz Lange. A ideia é construir condomínios cujo projeto padronizam o atendimento a pessoas com mais de 60 anos. Cada conjunto contará com cerca de 40 unidades habitacionais destinadas a casais ou moradores solteiros. O investimento, em Ponta Grossa, deve ficar em torno de R$ 6 milhões.

Segundo Lange, terão prioridade no atendimento idosos em situação de vulnerabilidade social, sem parentes próximos. Os conjuntos terão uma infraestrutura adaptada às necessidades de seus moradores, o que inclui horta vertical, academia de ginástica, pista de caminhada, piscina aquecida e espaço para convívio social, além de aquecimento solar e itens voltados à acessibilidade. Cabe à prefeitura fornecer a área para construção e equipes para atendimento dos condôminos, o que deve incluir enfermeiro, médico e assistente social, que farão visitas periódicas para o acompanhamento dos moradores.

 

No estado

Em Foz do Iguaçu e Jaguariaíva os condomínios já estão em obras. Outros já estão contratados e há outros que, como em Ponta Grossa, estão em fase de licitação, que deve ser aberta nos próximos meses. A obra em questão será executada na região do Parque dos Sabiás.

Os selecionados pagarão uma taxa equivalente a 15% de um salário mínimo, que garantirá sua permanência no local por toda a vida. A Cohapar já prevê 14 condomínios desse modelo. Até o final do ano, a expectativa é ter contratado 520 unidades.

 

Dino Schrutt em novo cargo

O presidente da Prolar, Dino Schrutt, considera a parceria com as prefeituras de grande importância no estado. "Além de ser um benefício para a população da melhor idade, que até então não tinha nenhum programa habitacional, iniciativas como essa fomentam a construção civil, geram emprego e renda", diz. Schrutt assumirá, no dia 5 de novembro, a diretoria jurídica da Cohapar. A Prolar deve ter a nova presidência anunciada na próxima semana.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.