em

Governadora anuncia novas vagas no sistema prisional do estado

Na última quinta-feira (10), a governadora do Paraná, Cida Borghetti, anunciou a abertura de novas vagas no sistema prisional do Paraná. O comunicado aconteceu durante uma reunião das forças de segurança pública do estado. Ponta grossa está entre as cidades contempladas para receber as celas modulares, que aumentam a capacidade de pessoas na mesma estrutura.

Serão celas modulares quem entram em funcionamento, com capacidade para mais pessoas. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), destas, seis serão para Ponta Grossa, um aumento de 72 novas vagas.

Queremos uma solução e dar uma resposta a sociedade, pois é preciso fazer algo a respeito pela segurança carceraria. Vamos conseguir pelo menos estruturar uma nova política pública, esta para melhorar a estrutura e desafogar o sistema carcerário”, explicou em discurso a Governadora Cida Borghetti.

Algumas obras de celas já estão em andamento, e segundo a assessoria de imprensa da SSPAP, será em breve finalizado. Um pequeno número já foi entregue em outras unidades.

No total serão 57 unidades para todo Paraná que devem abrigar 684 presos. Onze celas modulares vão atender a Região Metropolitana de Curitiba, aumentando a capacidade para mais 132 presos. São oito na Penitenciária Estadual de Piraquara, para receber 96 presos, e outras três na Penitenciária Feminina do Paraná, para 36 pessoas. Além de Ponta Grossa, estão previstas instalações, ainda nas regiões de Curitiba, Cornélio Procópio, Londrina e Maringá.

O investimento é de 8 milhões de reais. O secretário de Administração Penitenciária, coronel Élio de Oliveira Manoel, afirmou que as novas vagas representam um importante passo no desenvolvimento do sistema. Ele também destacou que o Paraná pode fechar o ano com novas 1.600 vagas no sistema prisional: “ Esse número representa a abertura de novas vagas que até então não estavam no sistema e que devem ser executadas este ano.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.