O corredor Gabriel Ferraz, especialista nos 1.000m, terminou o Campeonato Brasileiro Sub-16 com a quinta melhor marca da prova: 2m46s24. Aos 15 anos, o jovem ponta-grossense competiu com os melhores do país em Cascavel, no oeste paranaense. O resultado atende a expectativa da comissão técnica do adolescente, que projetava o atleta entre os melhores do Brasil.
“É a quinta melhor marca do ano nesta prova. Ele é o líder do ranking paranaense nos mil metros”, enfatiza Alexsandro Leal, ex-atleta profissional que acompanha os treinos de Gabriel diariamente em Ponta Grossa.
No Ranking Brasileiro de 2021 da categoria Sub-16 estão Júlio César Ferreira (2m43s17), da Paraíba; Rodrigo Mendes dos Santos (2m44s19), do Rio Grande do Sul; Hiago Rodrigues dos Santos (2m44s95), de Minas Gerais; e Arthur Werle Schmidt (2m46s03), do Rio Grande do Sul.
O segundo melhor paranaense é Enzo Okuyama, que tem marca cinco segundos mais alta em relação a Gabriel Ferraz.
O ponta-grossense ainda tem chance de melhorar a marca. No próximo mês, ele volta a Cascavel para representar Ponta Grossa em competição nacional da categoria Sub-16. Gabriel vai embarcar ao lado do filho de Alexsandro, Gustavo, que disputa o Sub-14.
Paraná
O estado terminou o Brasileiro Sub-16 com seis medalhas de ouro, seis de prata e cinco de bronze. A delegação paranaense terminou em segundo lugar geral na classificação, somando 17 pódios. São Paulo ficou com o primeiro lugar e Santa Catarina com a terceira colocação. No feminino, foram oito medalhas e a terceira classificação geral. Já no masculino, nove medalhas e a segunda colocação geral.