em

Furtos e roubos diminuem em época de pandemia da Covid-19

A pandemia do novo coronavírus mudou o cenário da criminalidade em Ponta Grossa nos últimos 20 dias. Dados da Polícia Civil, através da 13ª Subdivisão Policial (SDP), apontam redução nos índices de furtos e roubos na cidade desde a metade do mês de março e começo de abril.

De acordo com levantamento realizado pela polícia, em 2019, entre os dias 18 de março e 7 de abril, foram registrados 118 boletins de ocorrência pelos crimes de roubo em Ponta Grossa. Já neste mesmo período de 2020, quando iniciou a pandemia em todo o Brasil, foram 63 registros de crimes desta natureza, apontando uma redução de 46% na cidade.

Já com relação aos furtos, foram 127 crimes registrados em 2019, entre a metade de março e começo de abril. No mesmo período deste ano, a Polícia Civil registrou 95 casos de furtos em Ponta Grossa, com uma redução de 25,20%.

O delegado-chefe da 13ª SDP, Nagib Nassif, avalia que a redução é pequena, mas que demonstra um resultado positivo para a cidade com relação à redução da criminalidade. “Gostaríamos muito que esses números se mantivessem, o que eu não acredito muito pois, neste momento, estamos com uma demanda reprimida, ou seja, menos pessoas nas ruas por conta da pandemia. Claro que os trabalhos intensos da polícia também contribuíram para esta redução. No entanto, não podemos ficar tão otimistas de que isso irá se manter”, aponta Nassif.

Para o delegado do Setor Operacional da 13ª SDP, Maurício Souza da Luz, boa parte da redução ligada aos assaltos se deu em decorrência do fechamento do comércio. “O que notamos nos últimos dias foi o registro de boletins de ocorrência relacionados aos furtos de mercadorias dos supermercados, que são um dos lugares que puderam permanecer abertos durante o período, por isso, o maior registro de crimes nestes estabelecimentos”, disse o delegado.

Violência doméstica

Os casos de violência doméstica também apontaram redução se comparado com o período que antecedeu a pandemia. Neste ano, a Polícia Civil registrou, desde o início de 2020, 255 casos de violência doméstica. Pouco mais de 140 casos aconteceram antes do período da pandemia do coronavírus. Já após o início de isolamento, foram registradas 108 ocorrências.

“Com as pessoas em casa e o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente, por parte dos homens, ocorre uma alta probabilidade para que esses casos de violência venham a acontecer. No entanto, percebemos que aqui na nossa área de abrangência uma certa redução. Esse momento é importante para que as pessoas busquem fazer reflexões e, dessa forma, melhorem o convívio com os seus familiares evitando os crimes desta natureza”, comentou o delegado Nagib.

Policiais militares estão paramentados para prestar atendimentos nas ruas da cidade. (Foto: José Aldinan)

 

Segurança no comércio

Com o retorno gradativo do comércio, na última semana, a Polícia Militar intensificou o patrulhamento nas ruas da região central de Ponta Grossa com o objetivo de evitar assaltos, principalmente, nos dias em que antecedem a Páscoa.

“Nós trabalhamos com um policiamento direcionado para a área comercial da cidade que se dá durante o horário de atuação do comércio, nos períodos da manhã e da tarde. Essa equipe patrulha os principais eixos da cidade e também o Centro. Com a reabertura do comércio, houve maior fluxo das pessoas nas ruas e maior circulação de dinheiro, por isso, nossas equipes se voltam para esta situação”, explica a 1ª tenente da PM, Jaíne Chaves, oficial de Comunicação Social da PM.

Com relação a circulação de pessoas, Chaves comenta que os consumidores devem evitar aglomerações. “Além da segurança relacionada à saúde, as aglomerações podem prejudicar o controle de acesso nos estabelecimentos, aumentando a probabilidade de incidência de furtos e roubos”.

Os empresários também precisam cuidar dos caixas, evitando o acúmulo de grande quantidade em dinheiro. “É necessário se programar para evitar que esse dinheiro venha chamar a atenção”, comentou a tenente.

Proteção

Policiais militares estão paramentados para prestar atendimentos nas ruas da cidade. Além da utilização do álcool em gel, produto disponível nas viaturas, os profissionais utilizam máscaras e protetores faciais durante as abordagens.

 

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.