Menu
em

Frente em Defesa da TV Educativa fará audiência pública

(Foto: Sérgio Gadini)

Uma reunião aberta realizada na terça-feira (08) em frente à Câmara Municipal de Ponta Grossa marcou a criação da Frente em Defesa da TV Educativa de Ponta Grossa (TVEPG), com a participação de representantes de diversas entidades profissionais, servidores públicos, professores e vereadores integrantes da Comissão de Educação e Cultura. A primeira ação confirmada pelo grupo será uma audiência pública, na próxima quinta-feira (17), às 19 horas, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e respeitando os protocolos de segurança sanitária.

Além da audiência pública, a Frente em Defesa da TVEPG também está organizando uma agenda de atividades, debates e irá elaborar uma proposta de gestão pública com transparência para a emissora, que será apresentada à população da cidade. A Frente foi criada para tentar evitar a aprovação do projeto de lei proposto pelo Poder Executivo e que prevê a transferência do pessoal contratado por concurso público e comissionados da Funepo para o Quadro de Pessoal do Poder Executivo e retira o subsídio de manutenção da Fundação. Entidades alegam que a mudança possa resultar na desestruturação da TV Educativa de Ponta Grossa.

Em nota, a coordenação da Frente enfatiza que a atual administração de Ponta Grossa quer extinguir a TVEPG, alegando que vai economizar R$ 2 milhões por ano – o que, segundo a Frente, não confere com os indicadores financeiros. “A população precisa entender que acabar com a emissora pública deve ter outro objetivo, pois a prefeita não pode demitir trabalhadores e, portanto, os custos com a folha de pagamento permanecem”, explica a coordenação da Frente.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), membro do Conselho de Curadores da TV Educativa de Ponta Grossa, se somou à frente em defesa da emissora. Para o vice-presidente regional do SindijorPR e membro do Conselho de Curadores, João Guilherme Castro, a proposta de extinção da TVE é mais um marco do projeto de acabar com serviços municipais que atendem a população ponta-grossense.

A TV Educativa de Ponta Grossa tem mais de 21 anos e já chegou a contar com 54 profissionais que trabalhavam para colocar no ar dois telejornais diários e programas de interesse comunitário, além de possuir alcance regional. Entretanto, atualmente, apesar do investimento em equipamentos já efetivado para migração do sinal analógico para o digital, a emissora está há quase dois anos sem telejornal.

Em 2020 e 2021, durante a pandemia de covid-19, a TVEPG foi responsável pela transmissão de aulas remotas do Programa Vem Aprender, da rede municipal de Educação.

Mudanças na Funepo

Previsto para ser votado na última sessão extraordinária de 2021, a Câmara de Vereadores de Ponta Grossa acabou aprovando pedido de vista e adiou para este ano a votação do projeto de lei 339/2021, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei 6.801/2001, responsável pela criação da Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile