em

Forte Sant’Ana vai realocar unidades do Exército em PG

(Foto: José Aldinan / Arquivo DC)

Dentro dos próximos dois anos, Ponta Grossa iniciará uma mudança significativa na atual configuração das unidades do Exército Brasileiro instaladas em sua área. O Esquadrão de Comando da Brigada da 5ª Cavalaria Blindada (que fica no Bairro Oficinas) e o Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (no Centro), serão transferidos para o Forte Sant’Ana.

O complexo militar, que também integrará o 25º Pelotão de Polícia do Exército Mecanizado, a Base de Administração, um clube social militar e hotel de trânsito, será erguido no Bairro Contorno, no mesmo local onde já está o 3º Regimento de Carros de Carros de Combate (3º RCC).

A informação é do General Comandante da 5ª Divisão de Exército, Carlos José Russo Assumpção Penteado, que é um dos protagonistas nesse processo e foi entrevistado pela equipe do Diário dos Campos e portal dcmais nessa sexta-feira (11).

“O Forte Sant’Ana é ideia desde 1977, e agora estamos desenvolvendo o Plano Diretor de Organização Militar (PEDOM), que prevê, ainda, a inclusão da 5ª Companhia de Comunicações Blindadas, que hoje está no Bairro Portão, em Curitiba”, explicou.

Segundo Penteado, o objetivo é concentrar as unidades em uma mesma área, o que gera um ganho na racionalização de pessoal para atividades administrativas. “Esse ano estamos trabalhando na permuta, em Curitiba, do 5º Batalhão de Suprimentos. E, até metade de 2022, devemos ter licitação para  permuta da Cia de Comunicações e construção das unidades do Forte Sant’Ana”.

Mudanças no Centro

A medida também possibilitará retirar a Brigada de Comando do Centro, onde o espaço é considerado pequeno para as atividades. “Ponta Grossa tem uma das seis brigadas de emprego estratégico do Exército Brasileiro, e o espaço no Centro é muito acanhado hoje para todas as necessidades. Precisa um Centro de Operação, a integração de sistemas, proteção cibernética”, exemplificou.

No quartel no Centro devem ser instalada área destinada a inativos e pensionistas do Exército, com atividade de apoio em identificação e atendimento médico, por exemplo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.