em

Forças de segurança apostam em operações contra o crime

O ano de 2019 aponta que as forças de segurança na região dos Campos Gerais vêm se unindo na realização de operações como forma de combater a criminalidade. O próprio delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial, Nagib Nassif Palma, já declarou que esta talvez seja a região com maior número de operações no estado. A medida vem adotada também pela Polícia Militar, Guarda Municipal e órgãos mais especializados como o Gaeco.

Na madrugada desta quarta-feira (2), o 1° Batalhão da Polícia Militar (1°BPM) deu início à operação Mega Força II, cumprindo 24 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão no Paraná até o início da tarde. Houve a participação de mais de 100 policiais militares, mais de 30 viaturas e apoio do helicóptero.

As prisões ocorreram, em sua maioria, em Castro. Mas incluíram União da Vitória e São José dos Pinhais e, mais tarde, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Arapoti, Sengés e Carambeí. O comandante do 1°BPM, tenente-coronel Leonel Beserra, concedeu entrevista coletiva a respeito da operação. "É trabalho resultante de três meses de atuação de nosso setor de inteligência. Começou com roubo de cargas, mas acabou envolvendo, também, contrabando e drogas", contou.

Foram apreendidas sete armas de fogo, R$ 6 mil em dinheiro, uma carga de cigarro contrabandeado e unidades de defensivos agrícolas, além de entorpecentes. Em outras fases da investigação, já tinham sido presas nove pessoas e apreendidos um quilo de crack, 1,3 quilo de cocaína, 50 munições e quatro veículos.

 

Telêmaco

A operação ocorre quase que simultaneamente a outras de grande importância. Na sexta-feira (27), a Polícia Civil de Telêmaco Borba encerrou a operação Quatro por Quatro, para identificar e prender os envolvidos em roubos de caminhonete na região. A investigação apontou que os líderes da quadrilha aliciavam adolescentes para realizar os roubos, e depois pagavam pelos assaltos com drogas e armas. Isso fazia com que a criminalidade em cidades do entorno aumentasse. Os investigadores acreditam que essa ação deve reduzir sensivelmente a criminalidade em Telêmaco Borba.

 

Saturação

Nos últimos dias, a região também viu ocorrerem operações contra furtos qualificados (20/09), fraudes e corrupção (01/10), e no combate ao tráfico de drogas (28/08). O objetivo é fazer uso de informações colhidas pelos setores de inteligência, para atacar de forma precisa as organizações criminosas, já que há grupos que se dedicam a furto a caixas eletrônicos, outros a assaltos a caminhões. A especialização do crime exige ações incisivas. Além disso, as operações saturação têm mantido abordagens de rotina em estabelecimentos comerciais e blitze e horários de maior movimento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.