em

Foco de ciclistas está voltado para competições nacionais

Foto: Divulgação

Atletas da Liga de Ciclismo dos Campos Gerais (LCCG) se preparam para o Campeonato Nacional de Pista e Estrada – programado para o início de dezembro – em Curitiba. Três meninas devem representar Ponta Grossa: Talita Oliveira (Elite), Gabriela Costa (Elite) e Emanuelle Viximiczen (Júnior).

Diante de uma temporada turbulenta por conta da pandemia, as ponta-grossenses estão intensificando os treinos e participando de outros eventos para auxiliar nos preparativos.

“Acredito que conseguimos superar as dificuldades e continuamos evoluindo fisicamente. Sempre gosto de reforçar para os atletas que o principal adversário é o próprio atleta e que nossos números devem ser nossa competição diária. No período sem competições continuamos nos desafiando através dos treinamentos e alguns parâmetros físicos, o que nos dá a certeza de que estamos preparados para as competições que iremos participar”, enaltece o treinador Mauro Paes.

O Brasileiro de Pista e Estrada ocorre entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro na capital paranaense. Com a intenção de atingir resultados positivos, as três meninas iniciaram na semana passada uma preparação específica. O objetivo é ir duas vezes por semana até a capital para treinar no velódromo de Curitiba, no Jardim Botânico.

“Queremos nos adaptar melhor à pista e focar nos treinos”, confirma Talita Oliveira, que acumula conquistas nacionais para Ponta Grossa na modalidade.

GP Outubro Rosa

Na última semana, as três ciclistas locais participaram do GP Outubro Rosa, em Itapema, Santa Catarina. A competição serve como preparativo para o Nacional. O destaque ficou por conta de Emanuelle Viximiczen, que terminou a competição como vice-campeã na categoria Júnior.

Já na Elite, Gabriela Costa fechou a prova na 12ª colocação geral. Foi a primeira competição dela contra algumas das melhores atletas do país. Gabriela ainda apareceu como segunda colocada entre as ciclistas do Sub-23.

Talita Oliveira também esteve no GP Outubro Rosa. Porém, com um problema mecânico ainda na primeira volta, ela ficou de fora da disputa e não concluiu a prova. Esta foi apenas a quarta desistência de Talita em oito anos de ciclismo.

“Fisicamente estamos exatamente onde queríamos e a participação em Santa Catarina nos confirmou isso. No entanto, a falta de competições e de aperfeiçoamento técnico e tático foram treinados da melhor forma possível e somente a competição nos dará a resposta sobre a qualidade dos treinamentos”, pondera Mauro Paes.

Masculino

Walmir Bitar e Mauricio Knapp também vão representar Ponta Grossa no Campeonato Nacional de Estrada. Maurício é um dos nomes fortes do ciclismo nacional e representa atualmente uma equipe de fora do Paraná. Já Walmir pedala pela Liga de Ciclismo dos Campos Gerais.

Nacional de MTB XCO

Antes do Brasileiro de Pista e Estrada, Emanuelle e Gabriela competem no próximo final de semana no MTB Festival 2020, que será realizado pelo segundo ano consecutivo em Mairiporã (SP). Mesmo sem a presença de público, o evento ganha relevância por reunir três campeonatos nacionais: Cross Country Olímpico (XCO), Short Track (XCC) e E-Bike. Uma quarta disputa, de Trail Run (corrida de montanha), será responsável por encerrar o evento no interior paulista.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.