em

Fila de espera na saúde tem 42,3 mil pacientes em PG

A prefeitura de Ponta Grossa passou a disponibilizar, em sua página inicial na internet, as listas de espera por atendimento no setor de Saúde. Os dados, repassados pela Fundação Municipal de Saúde, apresentam 156 especialidades e o respectivo número de pessoas à espera de atendimento.

De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco, atualmente são 42.397 pacientes nessas listagens, embora algumas delas apareçam mais de uma vez, já que uma consulta pode exigir outras consultas e outros exames também.

Ele lembra que as listas já são disponibilizadas desde 2017, no site da prefeitura, a partir da inserção no sistema de regulação. Só não estavam na página inicial. Segundo ele, as filas são geradas automaticamente, e podem ser verificadas pelo Ministério da Saúde, Ministério Público, Controladoria da Saúde e Controle de Regulação. Isso torna pública a posição dos pacientes, que podem fazer a consulta por meio de seu Número de Identificação Social (NIS). Dessa forma, somente o paciente tem acesso a suas informações, enquanto que os dados gerais são públicos.

A consulta ao portal permite identificar, por exemplo, que há 177 pessoas aguardando avaliação em cirurgia neurológica. Outras 331 esperam por uma colonoscopia, 679 por consulta em cargiologia geral adulto, 1.472 em consulta para cirurgia geral adulto e 3.942 pessoas estão no aguardo por uma consulta em dermatologia geral. Também constam os exames, entre eles o eletroencefalograma pediátrico (64 pessoas), eletroneuromiografia (82) e espirometria – exame de pulmão (667). Outras são menos extensas, como a consulta com alergologista e imunologista pediátrico (8).

 

Sem estimativa com datas

“Essas filas são as que o município tem domínio das vagas. Ela é dinâmica e atualizada semanalmente no site da prefeitura. Anteriormente, cada paciente precisava ir na UBS para saber se já veio papelete avisando da consulta. Hoje, conforme a posição, a gente vai chamando os pacientes, que também podem acompanhar pela internet”, explica Manjabosco.

O município informa que não possui controle sobre as vagas ofertadas pelos hospitais do estado e pela 3ª Regional de Saúde, o que impossibilitaria, em tese, apresentar estimativa de data de atendimento ou tempo de espera para cada especialidade ou exame. O acompanhamento sobre a posição de atendimento cabe a cada paciente.

Confira a lista no site da prefeitura

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.