em

Fiep e CDEPG garantem cadeiras na Codesi

Foto aérea do Distrito Industrial de Ponta Grossa
(Foto: Arquivo DC)

Após terem garantidas cadeiras na Comissão de Desenvolvimento Industrial de Ponta Grossa (Codesi), Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG) e da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) terão de definir quem serão os representantes das entidades na comissão. A representatividade foi conquistada depois que os vereadores votaram, na segunda-feira (10), pela derrubada do veto à lei 13.922, que promove alteração na Lei n° 10.620 de 30/06/2011, que institui o Programa de Desenvolvimento Industrial de Ponta Grossa (Prodesi) e o Programa de Desenvolvimento das Indústrias de Confecções Têxteis (Prodict). Fruto do projeto de lei 74/2020, de autoria do vereador Daniel Milla (PSD), a proposta inclui um representante do CDEPG e da Fiep na Codesi.

A diretora executiva da Casa da Indústria de Ponta Grossa, Priscilla Garbelini, explica que a definição do representante da Fiep acontecerá em assembleia e o nome é validado pela Fiep em Curitiba. “A Codesi fala do Distrito Industrial e o Prodesi trata do programa de incentivo à indústria; não tem como pensar em distrito industrial sem o envolvimento da maior entidade representativa da indústria no estado, que é a Fiep. Sabemos dos anseios e demandas do setor’, afirma.

Priscilla explica que a Fiep tem o mapeamento de arranjo produtivo local, sabe das necessidades locais, do que poderia ser convergido em atração de investimentos, tem a visão técnica do setor industrial. “A Fiep é o termômetro da indústria e há anos vem pleiteando a cadeira na Codesi. E agora, graças a este projeto, a entidade terá representação”, aponta.

Pelo CDEPG, o representante na Codesi deve ser o coordenador da Câmara Técnica de Atração de Investimentos, Fabio Lima. O nome foi divulgado pelo presidente do CDEPG, Leonardo Puppi Bernardi.

“A Codesi tem tudo a ver com doação de terreno e isenção fiscal, que é a moeda de troca para conquistar novos investimentos. Então, representante do CDEPG será o Fábio, que foi gerente da unidade da Ambev em Ponta Grossa. Por vir de uma multinacional, conhece muito bem o lado de lá do balcão, o lado de quem pede. Neste sentido, o CDEPG vai poder contribuir de forma muita técnica sobre a importância ou não de cada pleito, para atração de empregos de médio e alto poder aquisitivo, baixa poluição e captação de tributos municipais. O Fábio conhece os aspectos da cadeia produtiva, e é preciso termos este olhar global do setor”, avalia Bernardi.

Cabe à Codesi, entre outras funções, receber e analisar os pedidos de enquadramento no Prodesi e Prodict, formulados pelas empresas interessadas; definir a aplicação dos incentivos dos programas às empresas; indicar as dimensões e a localização adequada de áreas do Distrito Industrial de Ponta Grossa, necessárias a implantação das indústrias, entre outras.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.