em

Fechamento de UBS revolta moradores

Legenda: Moradores colocaram faixas na frente das unidades pedindo retorno dos atendimentos (Foto: Fábio Matavelli)

O fechamento de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma delas há um ano, tem causado revolta nos moradores da região de Uvaranas, em Ponta Grossa. Localizadas em diferentes regiões do bairro, a unidade Abrahão Federmann, na Rua Quinze de Setembro, e a unidade Antônio Saliba, na Avenida Siqueira Campos, estão sem atender e os pacientes aguardam reforma, ainda sem prazo para ser realizada. A Fundação Municipal de Saúde disse a primeira foi fechada em 2020 para reforma e que a segunda foi vandalizada.

“No Parque dos Sabiás, nós estamos desde janeiro sem atendimento na unidade Antônio Saliba. Os moradores precisam ir até a unidade do bairro Recanto Verde para buscar atendimento. Mas é longe e, quem consegue, vai de ônibus. Mas a maioria não têm condições e está com os atendimentos atrasados. A minha neta está com as vacinas todas atrasadas”, disse a moradora Célia Regina de Souza Betin.

Ela contou que fez uma faixa e colocou em frente a unidade pedindo pelo retorno dos atendimentos. “Isso foi em fevereiro e até agora não tivemos uma solução. Até fizemos uma reunião com o secretário de Saúde, Rodrigo Manjabosco, e ele nos informou que era necessário R$ 250 mil para reformar a unidade”, relembrou.

De acordo com FMS, a UBS Antônio Saliba foi danificada após ventos fortes em dezembro e teve parte do seu telhado arrancado. A unidade também foi vandalizada, quando foram furtados alguns equipamentos. “Para a reabertura será necessário refazer a cobertura e adequar a estrutura às normas sanitárias vigentes. Já foi realizado o projeto pela engenharia e orçado os valores de materiais e equipamentos. A FMS aguarda a liberação de recursos para realizar as obras”, disse a FMS.

“No momento, os pacientes dessa unidade estão sendo atendidos na UBS Sharise Arruda, no Recanto Verde, que fica a 2,6 km. Cerca de 4,5 mil pessoas são atendidas nesse local”, informou nota da FMS.

Desde 2020

Já a unidade Abrahão Ferdemann está fechada para reforma desde agosto de 2020, conforme apontou a FMS. Inicialmente, segundo a pasta, os reparos seriam feitos pela equipe de manutenção da FMS sem a necessidade de contratação/licitação de empresa terceirizada.

“No início desta gestão, a obra foi repassada para a equipe de engenharia para que os profissionais verificassem a possibilidade de instalar uma unidade padrão do Estado ou Ministério da Saúde. O trabalho já está sendo feito, com análise das dimensões de terreno. Outra alternativa estudada para a UBS é a demolição e construção de uma nova e também analisar outras áreas na região para instalar a unidade. No momento não há previsão de abertura”, disse a pasta.

A FMS informou que as pessoas estão sendo atendidas em outras unidades da região, como a Lubomir Urban, Antero de Melo, Silas Salem e Cleon de Macedo. “Cerca de 7 mil pessoas são atendidas”, informou. O município conta com 47 postos de saúde na zona urbana e 12 na zona rural.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.